Logo Sonae Indústria
EN
procurar
LinkedIn

Media

Arquivo de Notas de Imprensa

seleccione categoria  
ordenar por 
  • Notícias

    Segunda-feira, 15 Setembro 2014
    Sonae Indústria equipa hospital de luxo em Abu Dhabi
     documentação em anexo
    Como reconhecimento da aposta feita no aumento da sua expansão internacional, a Sonae Indústria viu coroados os seus esforços e está a fornecer desde dezembro de 2013 alguns do seus mais importantes e emblemáticos materiais à Cleveland Clinic Abu Dhabi. Trata-se de um luxuoso hospital que abrirá portas em finais deste ano na capital dos Emirados Árabes Unidos, a doentes de todo o mundo. Terá um quadro clínico de cerca de 5 500 médicos, que exercerão funções em 175 departamentos médicos. Simultaneamente a Cleveland Clinic está também a finalizar o projeto de construção de habitações de alta qualidade, para os muitos milhares de profissionais de topo na área da saúde, que contratará e que passarão a trabalhar nas suas instalações. Neste projeto de construção (hospital e habitações de apoio) os materiais fornecidos pela Sonae Indústria incluem Sonaepan MDF FF (sem adição de formaldeído) revestido a papel melamínico, soluções que estão a ter diversas aplicações, nomeadamente nas superfícies do interior dos edifícios e no seu mobiliário, tendo o investimento superado o meio milhão de euros. Na documentação em anexo encontra mais informação sobre a participação da Sonae Indústria neste projeto.
  • Notícias

    Segunda-feira, 20 Janeiro 2014
    Novo website INNOVUS: mais simples e mais completo

    Lançada em Janeiro de 2011 na Europa Central, a marca INNOVUS tem-se assumido no mercado com a expansão dos países onde é comercializada, bem como com a adição de novos produtos e o desenvolvimento de novos conceitos, tal como o INNOVUS Everyday, uma seleção de padrões decorativos disponível em distribuidores recomendados. A expansão da marca impõe a necessária evolução das suas ferramentas de comunicação, nomeadamente do seu website. Um projeto foi desenvolvido tendo em vista o redesenho do website innovus.co para o tornar mais flexível e mais visual (mostrando o melhor da marca INNOVUS), mas sempre contribuindo para o suporte ao negócio da marca a nível internacional! Um dos requisitos principais era ainda o da adaptabilidade automática à navegação em qualquer dispositivo móvel, dado o crescimento generalizado de acesso móvel. O novo website foi lançado em meados de Dezembro de 2013 e inclui novas áreas tais como uma galeria de projetos concebidos com produtos decorativos INNOVUS, informação mais completa sobre produtos uma área dedicada a recomendações por aplicação e um destaque das diversas texturas e acabamentos nos quais os diferentes padrões estão disponíveis. Profissionais tais como arquitetos ou designers de interiores podem ainda solicitar amostras e catálogos, ou solicitar informação, diretamente a partir do website. O resultado final é um website mais simples e mais completo que convidamos a visitar em http://www.innovus.co/.


  • Comunicados de Imprensa

    Terça-feira, 12 Novembro 2013
    Sonae Indústria presente no Fórum de Inovação das Empresas Sonae
     PR20131112ForumInovacao-pt.pdf

  • Notícias

    Segunda-feira, 11 Novembro 2013
    HOSPITAL CLÍNICO SAN CARLOS (MADRID) INSTALA PAINÉIS ANTIBACTERIANOS SO CARING
    O Hospital Clínico San Carlos, em Madrid, completou a instalação de painéis antibacterianos So Caring como revestimento de paredes e tectos dos quartos e corredor da sua ala pediátrica. O projecto, da autoria da Arqª Ana Souza, privilegiou cores vivas da gama INNOVUS e uma selecção de padrões em laminado digital com desenhos de animais e de letras, contribuindo para criar uma atmosfera luminosa, alegre e familiar. Por outro lado, a eficácia antibacteriana dos painéis So Caring, cientificamente comprovada por organismos como os alemães SGS-Institut Fresenius e o Hohenstein Institute ou o Laboratório da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, contribuirá seguramente para a redução do risco de contaminação bacteriológica naqueles espaços e, consequentemente, para uma maior protecção dos seus pequenos utentes. As superfícies So Caring são higiénicas, muito resistentes a manchas, ao impacto e ao desgaste e muito fáceis de limpar. Além disso, as suas características antibacterianas não se alteram com a limpeza e manutenção e o seu potencial decorativo está assegurado pela sua disponibilidade nas cores e padrões INNOVUS. Todas estas caraterísticas tornam So Caring numa solução recomendada para revestimentos em locais públicos com elevada circulação de pessoas como hospitais, centros de saúde, escolas, hotéis, etc. A instalação So Caring no Hospital Clínico San Carlos foi mais um fruto da política de Responsabilidade Social da Sonae Indústria.
  • Comunicados de Imprensa

    Sexta-feira, 4 Outubro 2013
    Nova etiqueta ambiental valoriza os produtos de origem florestal
     PR20131004CarbonFootprint-pt.pdf

  • Notícias

    Quinta-feira, 8 Agosto 2013
    Floresta fonte inestimável de riqueza
    A floresta é uma fonte de riqueza inestimável que contribui para o desenvolvimento global da sociedade. A criação de valor económico, social e ambiental são a matriz de riqueza gerada pela floresta. Em Portugal, a floresta ocupa 35,4% do território continental , isto é, mais de 1/3 do território. O pinheiro, o eucalipto e o sobreiro representam as maiores manchas de floresta nacional. A respeito da criação de valor ambiental, a floresta reúne condições únicas para a preservação da biodiversidade da fauna e da flora, contribui para o combate às alterações climáticas, pelo efeito de armazenamento e retenção de carbono gerado pela fotossíntese das árvores e plantas, e pela proteção dos recursos naturais. Contributos ambientais influenciadores do bem-estar da humanidade e que se refletem nos eixos criadores de valores económico e social das florestas. Quanto melhor gerida e sustentável for a floresta mais qualidade de vida gera para o homem. Em termos económicos, as atividades relacionais com a gestão de recursos e produtos de origem florestal têm um papel muito significativo e representativo do valor da balança comercial portuguesa. As três principais fileiras florestais, pinho, cortiça e papel, são responsáveis por 2% do PIB (Produto Interno Bruto) e por 9,3% das exportações nacionais. Socialmente, as atividades relacionadas com a floresta são responsáveis por mais de 100 mil empregos, e constituem um incentivo para que as populações locais se mantenham nas suas regiões. A floresta é um bem valioso urgente de preservar.
  • Notícias

    Domingo, 14 Julho 2013
    Exposição: "Palet Proyect" com paletes dos Aserraderos de Cuéllar
    Frequentemente utilizado como meio de transporte e de armazenagem, a palete faz o seu trabalho passando quase despercebida. Javier Arias Madero, Javier Martín Blanco, Javier Sánchez López, Pedro Sánchez López e Luis Pastor Jiménez são os nomes dos cinco arquitetos de Valladolid, que se interessaram pela eficiência e propuseram uma outra vida para este produto, que foi mostrado no LAVA até 16 de junho . "Longe de seu uso normal, estamos acostumados a ver as paletes de duas maneiras: 1) no Terceiro Mundo eou em situações de emergência, que pode ser usado como construção provisória, e, 2) na Europa ou na América do Norte, como um material para experimentar, que é sustentável e dentro da construção ecológica", diz Javier Arias Madero. Este tipo de experimentação é o mais visto em edifícios simples, como escritórios de turismo e capelas, em países como a Dinamarca ou a Finlândia. Estes cinco arquitetos decidiram investigar as possibilidades de um material "barato, de fácil transporte e estruturalmente universal". "Mais do que um trabalho, pode servir ou apoio a outros trabalhos, outras iniciativas que eu acho que estão em curso", resume Arias Madero
  • Comunicados de Imprensa

    Sexta-feira, 7 Junho 2013
    Woodforce - a marca da tecnologia de fibra de madeira da Sonae Indústria chega ao mercado norte-americano
     PR201305Scion-pt.pdf

  • Notícias

    Quinta-feira, 11 Abril 2013
    RELATÓRIO E CONTAS 2012 – RECICLAR é lindo
    Em tempos como os que passamos, temos de REpensar e REinventar novas formas de fazer e REutilizar o que pode ser REutilizado. Decidimos, portanto, que a base para o conceito gráfico do Relatório & Contas de 2012 seriam os famosos 3 R´s da reciclagem. De facto, esta filosofia dos 3R´s vem ao encontro das mensagens que temos passado nos anos mais recentes, sobre a reciclagem da madeira e do armazenamento de CO2 nos nossos produtos. Através do uso da madeira e de produtos derivados de madeira, nós ajudamos a reduzir as emissões de carbono para a atmosfera. Como sabemos, a madeira é um recurso renovável, é um armazém de carbono, que pode ser reutilizado e reciclado no fim do seu ciclo útil de vida, queimado, e a sua energia recuperada. Como sempre dizemos, a receita da natureza é simples: guardar o carbono nas florestas e todos poderemos continuar o processo usando, reutilizando e reciclando os produtos derivados da madeira.
  • Comunicados de Imprensa

    Sexta-feira, 21 Dezembro 2012
    Chegou a nova imagem dos biocompósitos!... Aceda ao sítio na internet e veja por que motivo o Woodforce é considerado a nova referência em biocompósitos para as indústrias de automóvel e de embalagem.
     PR20121221-pt.pdf

  • Notícias

    Sexta-feira, 7 Dezembro 2012
    Broaden está a contratar

    Gostas de grandes desafios, trabalhar e aprender todos os dias? Terminaste o teu curso e estás à procura de primeiro emprego? Pretendes uma carreira internacional? Nós apenas queremos os melhores e iremos CONTRATAR os 5 MELHORES!!! Agarra este desafio e mostra-nos até 15 de Dezembro quem és e porque é que deves ser tu o escolhido, enviando-nos um email para hr@broadensolutions.com .


  • Comunicados de Imprensa

    Quinta-feira, 22 Novembro 2012
    Exposição no Parlamento Europeu, em Bruxelas, “Combata as alterações climáticas – Utilize Madeira: As indústrias do sector da madeira e as vidas múltiplas da madeira e seus derivados” - 3 a 7 de Dezembro
     PR20121122-pt.pdf

  • Notícias

    Segunda-feira, 29 Outubro 2012
    Broaden Information Solutions lança novo website

    Em Junho, a Sonae Indústria anunciou a criação da Broaden Information Solutions. Proveniente do Departamento de Sistemas de Informação da Sonae Indústria, a Broaden Information Solutions possui um conhecimento profundo dos processos industriais. "Nestes últimos 20 anos, desenvolvemos um modelo para a indústria dos painéis derivados de madeira, num ambiente multicultural e multilingue, desenhando, desenvolvendo e implementando por todo o mundo as soluções SAP em todas as àreas de negócio do Grupo Sonae Indústria, incluíndo químicos, processamento de madeira e fabrico de painéis.". Descubra mais através do website da Broaden Information Solutions.


  • Notícias

    Sexta-feira, 26 Outubro 2012
    Sonae Indústria apoia iniciativa florestal na Serra do Bussaco
    A Sonae Indústria apoia a acção de limpeza florestal na Floresta Relíquia, Serra do Buçaco, que decorre a 26 de Outubro, com o objectivo de contribuir para a preservação dos ecossistemas e da biodiversidade. O contentor, disponibilizado pela Sonae Indústria, permite que a equipa voluntária, responsável pela limpeza florestal de dia 26, armazene a estilha da mimosa recolhida, espécie invasora, e a reencaminhe, de imediato, para o Centro de Reciclagem Ecociclo, em Souselas. A iniciativa tem como objectivo preservar a Floresta Relíquia, uma das últimas manchas de floresta primitiva na Região Centro, nomeadamente através do controlo de espécies invasoras. O apoio da Sonae Indústria enquadra-se no seu papel enquanto principal promotor nacional da recolha de resíduos de madeira e seu posterior encaminhamento para reciclagem. A limpeza florestal constitui umas das premissas para a conservação de bosques e florestas, porque para além de contribuir para a prevenção de incêndios optimiza o desenvolvimento e o equilíbrio dos ecossistemas, sendo ainda essencial para a gestão florestal sustentada. E a reciclagem de resíduos florestais, de madeira e de produtos de base de madeira - cujo ciclo de vida tenha terminado – desempenha um importante papel no que respeita à gestão mais eficiente dos recursos naturais e na “nova vida” que esses resíduos ganham depois de reciclados e quando transformados, seja numa peça de mobiliário seja num painel para revestimento de paredes.
  • Notícias

    Sexta-feira, 14 Setembro 2012
    "Casas em Movimento" com materiais Sonae Indústria
    "Casas em Movimento" é um projecto inovador de arquitectura sustentável, desenvolvido pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. Este protótipo "Casas em Movimento" representou Portugal no Solar Decathlon Europe - uma competição universitária internacional que promove a construção de habitações sustentáveis e arquitectura baseada na utilização da energia solar e na utilização mínima de recursos naturais, bem como uma produção com reduzidos desperdícios ao longo do seu ciclo de vida, através da utilização de materiais sustentáveis. Este projecto português será exposto na "Villa Solar", na Casa de Campo em Madrid, num evento que ocorrerá entre 14 e 30 de Setembro, onde os visitantes poderão conhecer a casa e as suas características distintivas, em particular a sua rotação, que é melhorada consoante a utilização de energia solar. A estrutura base da parede é MDF e OSB produzidos pela Sonae Indústria. Juntamente com a cortiça, estes materiais permitem à casa proporcionar uma alta capacidade de insulação térmica e acústica, enquanto contribuem activamente para a retenção do carbono. A esta vantagem acresce a possibilidade de estes materiais Sonae Indústria serem recicláveis e reutilizáveis. O mobiliário da casa é igualmente construído através dos painéis MDF da Sonae Indústria´s MDF. Estas peças promovem a versatilidade dos materiais da Sonae Indústria e o conceito de adaptabilidade inerente ao projecto "Casas em Movimento."
  • Notícias

    Terça-feira, 14 Agosto 2012
    2 em 1 (Sinergia em Responsabilidade Social): Sonae Indústria doa materiais ao Espaço T
    Num projecto entre dois programas de Responsabilidade de duas empresas Sonae, a Sonae Indústria e a Sonaecom mostram como é possível efectuar sinergias que criam valor para a sociedade e para as comunidades locais. A Sonae Indústria doou os painéis Tafilam (PB revestido a melamina) para o "Espaço T", e a Sonaecom, numa actividade de responsabilidade social aplicaram os painéis nas paredes do ginásio. O agora remodelado ginásio do "Espaço T" é composto agora por duas cores: amarelo e laranja, nas suas paredes e será um agradável espaço para praticar quaisquer actividades físicas. As referências para estas cores poderão ser encontradas no site da marca innovus ( www.innovus.co ), respectivamente, laranja L122 e amarelo L1145. A Espaço T, (e "T" significa "Todos"), é um espaço aberto a TODOS.
  • Comunicados de Imprensa

    Quarta-feira, 25 Julho 2012
    Sonae Indústria lança uma nova marca no mercado internacional
     PR20120725_PT.pdf

  • Notícias

    Quarta-feira, 25 Julho 2012
    BROADEN Information Solutions: Nasceu uma nova marca
    Não se trata de uma marca de produto, mas de uma marca de soluções; não se trata de um novo painel de madeira, mas de um painel constituído por 34 pessoas. De facto, são 11 mulheres e 23 homens, com vontade de triunfar e que sabem o que fazem. Têm competências únicas em SAP, com uma experiência média de 10 anos na indústria, 30 implementações SAP em 8 países (Alemanha, França, Espanha, Portugal, Reino Unido, África do Sul, Brasil e Canadá), 15 anos de experiência em Business Intelligence e 20 anos de suporte a operações. BROADEN Information Solutions, lança-se agora no mercado, com todo o know-how adquirido em processos da indústria dos derivados de madeira e em soluções SAP. Trabalharam mais de 20 anos na construção de um modelo para a indústria dos painéis derivados de madeira, num ambiente multi-cultural, chegando o momento de poderem capitalizar, fora da Sonae Indústria, todo o conhecimento adquirido e a experiência obtida.
  • Notícias

    Quinta-feira, 12 Julho 2012
    Woodforce: Fibra de madeira para uma nova geração de bio-compósitos
    O Woodforce é um pellet quadrado de engenharia que possibilita um reforço excepcional dos polímeros para compósitos de poliolefinas. Esta recente tecnologia patenteada oferece várias vantagens, incluíndo a poupança no peso e nos gastos das peças, juntamente com diversas novas possibilidades a nível do design, incomparáveis com outras do sector das fibras naturais. O Woodforce não é nem um subproduto nem um resíduo, é um produto industrial de engenharia, derivado da madeira que oferece um reforço natural para plásticos. Como um produto derivado de madeira dinâmico e capaz de actuar como reforço mecânico em polímeros termoplásticos, o Woodforce acresce significativamente as propriedades da resina plástica. É um reforçador bio-renovável e mecânico que é compatível com um processo industrial, e tem comprovado um desempenho e resposta económica favorável, anteriormente indisponível. O Woodforce pode substituir fibras de vidro em aplicações de fibras curtas. Comparativamente com as fibras naturais, o Woodforce é a solução ideal numa perspectiva industrial, pois não é sazonal, e tem uma gestão eficiente da cadeia de abastecimento e é extremamente fácil de processar, graças à dosagem de pellets em cubo.
  • Comunicados de Imprensa

    Quinta-feira, 3 Maio 2012
    Sonae Indústria promove “O Ciclo virtuoso da Madeira”
     PR20120503-pt.pdf

  • Notícias

    Segunda-feira, 30 Abril 2012
    Sonae Indústria presente no Estoril Open 2012
    Numa combinação perfeita entre as soluções decorativas Tafibra e os benefícios da madeira para a sustentabilidade a Sonae Indústria marca presença no Estoril Open 2012, de 28 de Abril a 6 de Maio, no Estádio do Jamor. Espaços e pólos desportivos, áreas de lazer e bem-estar, construções esteticamente atraentes e saudáveis são alguns dos locais onde é possível aplicar soluções construtivas em madeira. Para recordar as suas vantagens para a sustentabilidade, a Sonae Indústria reforça a mensagem da madeira como material renovável de forma natural e que potencia a redução das emissões de CO2 para a atmosfera, um dos principais causadores das alterações climáticas, através do efeito de sumidouro de carbono das florestas e da capacidade de armazenagem de carbono nos produtos de madeira. E da sua capacidade em ser reutilizada e reciclada, ganhando nova vida, por exemplo, em novos painéis Tafibra. Pedro Figueira, Director de Marketing da Sonae Indústria, refere “a continuidade do nosso apoio ao Estoril Open, um dos principais e mais prestigiantes torneios de ténis internacionais, reflecte a diversidade de espaços onde a madeira pode ser aplicada. E por ser um evento com uma elevada participação de público consideramos importante dinamizar a mensagem acerca da pertinência da opção por soluções de madeira reciclada para a construção e a decoração, conciliando estética e preocupação para com o ambiente.” Os visitantes do Break Point do Estoril Open poderão conhecer as soluções Tafibra, fabricadas essencialmente a partir de madeira reciclada que, por estarem disponíveis num vasto portfolio de cores e padrões, são adaptáveis a vários estilos e tendências decorativas, e conhecer de perto as vantagens da opção por produtos derivados de madeira visitando o espaço Sonae Indústria junto ao court central do Torneio.
  • Notícias

    Quinta-feira, 26 Abril 2012
    Sonae Indústria vai apoiar a recolha de resíduos marinhos
    No passado dia 28 de Março, a Sonae Indústria marcou presença no Porto de Leixões para o lançamento do projeto "Leixões: Oceano sem resíduos", o primeiro evento de recolha de resíduos marítimos organizado pela WFO ("Waste Free Oceans") em àguas territoriais portuguesas. O apoio da Sonae Indústria justifica-se pelo facto de ser o principal promotor nacional de recolha de resíduos. Esta associação pretende sensibilizar a sociedade civil e as autoridades competentes para a importância da limpeza e recolha dos resíduos para posterior envio para o Centro de Reciclagem da Ecociclo em Alfena. De acordo com Pedro Figueira, Director de Marketing da Tafibra, “O mar ocupa 70% do nosso planeta e é uma das fontes de biodiversidade mais importantes pelo que a sua conservação e limpeza são fulcrais. E muitas vezes se encontram resíduos de madeira nos trabalhos de limpeza dos mares e das praias, madeira que pode e deve ser reciclada. Esse processo de recolha e reciclagem da madeira, permitindo a sua utilização como matéria-prima para a produção de painéis de madeira, beneficiará, seguramente, os oceanos e, simultaneamente, o ambiente”. A WFO é uma iniciativa que tem como objectivo reduzir os destroços flutuantes na costa europeia até 2020. O projecto trabalha em conjunto com a comunidade piscatória europeia e, através de frota pesqueira e novas tecnologias, retira os resíduos marinhos do oceano e garante a sua reciclagem.
  • Comunicados de Imprensa

    Terça-feira, 27 Março 2012
    Action Day: 27 de Março – Conferência do setor da transformação da madeira, em Bruxelas, com o apoio do Parlamento Europeu.
     PR20120327-pt.pdf

  • Notícias

    Quarta-feira, 14 Março 2012
    Sonae Novobord associa-se ao Shavathon!

    Numa iniciativa com o intuito de sensibilizar para a luta contra o cancro, a organização CANSA criou um evento por toda a África do Sul denominado Shavathon. Neste evento foram desafiadas a comunidade civil e as organizações de modo a angariar fundos para a luta contra o cancro. Esta iniciativa decorreu no dia 2 de Março na Sonae Novobord, sendo que o dia nacional do evento ocorreu no dia seguinte. Judite Jenkins (National HR Manager) wrote: "E como os colaboradores da Sonae Novobord são pessoas sempre em busca de novos desafios, decidimos desafiar algumas pessoas da empresa para colorir ou rapar o cabelo e assim participar na iniciativa. Alguns colaboradores aceitaram o repto e decidiram rapar o cabelo. Angariamos no total 3740.00 Rands para esta fantástica iniciativa."


  • Notícias

    Terça-feira, 28 Fevereiro 2012
    Glunz AG: "Impulse 2012": Está preparado para se inspirar?

    Nos dias 7 e 8 de fevereiro de 2012, em paralelo com a ZOW deste ano na Alemanha, a Glunz AG convidou várias centenas de clientes das àreas da indústria, comércio e exportação para um evento especialmente interessante: Sob o lema "Impulse 2012" a empresa orgulhosamente apresentou tendências de decoração orientadas para a indústria, para o próximo ano, incluindo décors altamente inovadores, bem como novas interpretações de clássicos. Ao iniciar a cerimónia oficial do "Impulse 2012", em ambos os dias às 4 horas da tarde, o CMSO da Glunz AG, Peter Farber, saúdou o público interessado, começando por apresentar os dados e factos da empresa mais importantes. Na sua introdução, ele explicou, em particular, a abordagem estratégica para 2012, que será muito voltada para o estabelecimento e fortalecimento da presença em termos de produtos decorativos em todos os relevantes segmentos de clientes. Posteriormente, foram anunciados dois oradores de renome: Prof Axel Venn, da University of Applied Art & Science in Hildesheim, discutiu as relações causa-efeito das cores e, por outro lado, as reacções emocionais que as mesmas despertam. Aproveitando o momento, apresentou também o seu mais recente livro publicado "Colours of Health & Care". Esta edição especial de 300 exemplares inclui 14 páginas sobre o produto Innovus, que será utilizado como uma ferramenta adicional de marketing, para corresponder às necessidades de arquitectos e designers de interiores no futuro. A palestra prosseguiu com a apresentação do designer industrial Jörg Dietz, que enfatizou as possibilidades de diferenciação através de tendências actuais de decoração em design de interiores. Segundo este, é de particular importância a utilização dos vários tipos de branco, especialmente quando combinados com cores mais expressivas, como laranja e verde-limão. Dentro dos padrões da madeira há uma clara tendência para a decoração de carvalho em tons de cores diferentes. Depois de algumas degustações no buffet exclusivo, muitos clientes aproveitaram a oportunidade para falar directamente com os comerciais presentes, bem como com os oradores, podendo assim debater tópicos individuais num círculo mais fechado. Em suma, um evento bem sucedido que fortaleceu a imagem da Glunz AG no mercado, a nível de oferta de decorativos.


  • Notícias

    Sexta-feira, 24 Fevereiro 2012
    Reciclagem: A palavra favorita da Tafisa Canada
    Por estes dias, a saúde da indústria de madeira canadense é uma das principais preocupações para muitos dos seus habitantes. Esta indústria tem que lidar com várias pressões - como flutuações na procura pelos seus produtos, a aceleração da inovação tecnológica - e estar em conformidade com os princípios do desenvolvimento sustentável. Para a Tafisa Canada, satisfazer as suas necessidades de abastecimento de madeira actuais sem comprometer o meio ambiente para as gerações futuras é um dos muitos problemas que levou à decisão de integrar a madeira reciclada no seu processo de produção. A Tafisa Canada tem enfrentado alguns desafios sérios ao longo dos anos, mas conseguiu até agora manter a sua posição como líder na fabricação de aglomerados e painéis decorativos de melamina termofundida. No entanto, como muitas outras empresas na indústria da madeira, a Tafisa Canada deve repensar a maneira como gere o seu fornecimento de madeira como matéria-prima disponível, pois esta é cada vez mais limitada por restrições económicas e físicas. Os resíduos de madeira podem ainda ser reutilizados Enquanto as pessoas estão a começar a ver os resíduos de madeira de uma forma mais ampla, as opções para o destino final dos resíduos gerados da construção e demolição (C & D) são ainda consideradas por muitos como limitadas e dispendiosas. A Tafisa não poderia deixar passar a oportunidade de posicionar-se desde o início como um consumidor de resíduos de madeira. Com as dificuldades na obtenção de fibra de madeira para o seu processo de produção, a empresa percebeu que poderia desviar toneladas de resíduos gerados no sector da construção e demolição no seu processo de produção. Não só a Tafisa pretende garantir o seu fornecimento de madeira, mas também a empresa pretende contribuir para a preservação do meio ambiente. Após a construção de sua unidade de reciclagem de madeira, apropriadamente chamada Rewood, a Tafisa começou em 2005 a utilização de materiais reciclados de madeira na composição dos seus painéis como um substituto para a fibra de madeira, reduzindo assim o seu custo final e abrindo-se à possibilidade de diversificar a sua gama de produtos. Tafisa Canadá mantém seus olhos no futuro Com as mudanças na legislação sobre gestão de resíduos de madeira e para sanar as dificuldades que tem registado até agora em termos de abastecimento de madeira, a Tafisa Canada percebeu que tinha de avançar com a actualização dos seus equipamentos de reciclagem de madeira. O projecto foi visto com bons olhos o que levou os governos federal e provincial para prestar o apoio financeiro necessário. Com este investimento adicional, a Tafisa Canada foi capaz de completar a actualização dos seus equipamentos de reciclagem durante o verão de 2011 e agora é capaz de reciclar cerca de 244 000 toneladas de madeira anuais, o que é o equivalente a cerca de 2 milhões de árvores. O uso desses materiais residuais permite à empresa operar numa base contínua, garantindo a sustentabilidade de suas operações e para a preservação de empregos na região. O governo do Quebec considera essencial para apoiar projectos como o desenvolvido por Tafisa Canadá, que praticamente dobrou a quantidade de madeira recuperada reutilizável. As actividades da empresa permitem investir no ambiente e os benefícios econômicos e sociais são importantes para toda a província. Havia um desejo de anunciar oficialmente o investimento recebido pela Tafisa. Esta foi uma oportunidade para entregar uma mensagem sobre a gestão sustentável do ambiente. A 16 de janeiro de 2012, a Tafisa Canada teve o prazer de sediar uma conferência de imprensa para anunciar oficialmente a contribuição financeira que recebeu para actualizar a sua instalação de reciclagem de madeira. Estiveram presentes o Ministro para o Desenvolvimento Económico, Inovação e do Comércio de Exportação do Quebéc, e a responsável pela região Capitale-Nationale, Sam Hamad, e o membro da Assembleia Nacional para Mégantic-Compton, Johanne Gonthier, que durante a conferência de imprensa oficialmente confirmaram a remessa de um empréstimo de $5M do Investissement Quebec, bem como uma contribuição financeira de $ 450.000 através do RECYC-Québec. O anúncio foi recebido positivamente pelos media, e o tema foi abordado em profundidade em toda a província de Québec. Foi mesmo considerada como a "noticiá económica do dia" para uma das agências nacionais. A mensagem ecológica entregue pelos media conseguiu criar uma onda optimista sobre a situação económica actual e por isso mesmo "reciclagem" tornou-se palavra favorita da Tafisa Canada.
  • Notícias

    Terça-feira, 29 Novembro 2011
    Sonae Indústria a terceira empresa melhor reputada no "MyBrand Reputation Index 2011"
    Foi divulgado ontem o "MyBrand Reputation Index 2011", uma iniciativa lançada pela MyBrand e pelo Instituto Português de Corporate Governance, com o apoio do Diário Económico. Num estudo que avaliou 44 empresas, a Sonae Indústria foi considerada pelos inquiridos como a terceira melhor reputada pelo público em geral. Consta igualmente no Top 5 das empresas mais reputadas nas categorias de Inovação, Qualidade, Performance Financeira e Liderança. A Sonae Indústria foi, de resto, a empresa com maior evolução comparativamente aos dados de 2010, dentro das analisadas pertencentes ao PSI20. O Mybrand Reputation Index 2011 pode ser consultado em http://www.mybrandconsultants.com/studies .
  • Notícias

    Sexta-feira, 25 Novembro 2011
    Conferência "Carbono Verde: as florestas e o ciclo da madeira na captura do carbono"
    Carbono Verde Decorre hoje em Lisboa, no Auditório do Pavilhão do Conhecimento, a Conferência "Carbono Verde: as florestas e o ciclo da madeira na captura do carbono", reunindo especialistas da fileira florestal, profissionais de arquitectura, investigadores e consultores das áreas da floresta, do ambiente, da gestão e do desenvolvimento sustentável. Esta iniciativa, promovida pela Sonae Indústria em conjunto com a Ciência Viva, assenta em 3 chaves-mestras para diminuir o impacto das emissões de CO2 para a atmosfera, os denominados 3 I: Investigação, Indústria e Inovação. A importância da preservação da floresta autóctone, a gestão da floresta de produção e a reciclagem da madeira com vista ao desenvolvimento de estratégias e soluções que permitam combater as alterações climáticas, contribuindo para a existência de carbono “verde”, são os principais temas em debate. Participam na conferência Nuno Lacasta, Coordenador do Comité Executivo da Comissão para as Alterações Climáticas, Fundo Português de Carbono e FCT-UNL; Fernando Barriga, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; Cristina Mágoas, Centro de Biologia Ambiental da Universidade de Lisboa; João Neves da Silva, Centro de Estudos Florestais do Instituto Superior de Agronomia; Joana Amaral Paulo, Departamento de Engenharia Florestal do Instituto Superior de Agronomia; Alberto Tavares, COO Península Ibérica da Sonae Indústria; Paulo Bessa, Director de Sustentabilidade da Corticeira Amorim; Pedro Ribeiro, Consultor para a Certificação Ambiental de Edifícios Saudáveis. O painel de oradores fica completo com a participação de Frank Werner, consultor especialista na análise do ciclo de vida da madeira e dos materiais de construção e perito acreditado pela CEI-Bois para a análise de sustentabilidade de edifícios e EPD (Environmental Product Declarations). A conferência “Carbono Verde: as florestas e o ciclo da madeira na captura do carbono” insere-se nas comemorações do Ano Internacional das Florestas e na Semana da Ciência e Tecnologia 2011.
  • Comunicados de Imprensa

    Sexta-feira, 11 Novembro 2011
    Sonae Indústria empenhada na recuperação do ecossistema florestal de Mira
     PR20111111-pt.pdf

  • Comunicados de Imprensa

    Quarta-feira, 12 Outubro 2011, 00:20:11
    Best Practice Forum ganha Prémio de Inovação da Sonae Indústria
     PR20111012-pt.pdf

  • Notícias

    Terça-feira, 4 Outubro 2011
    Colecção innovus apresentada na Benelux
    De 27 a 29 de Setembro, a Sonae Indústria teve o prazer de apresentar a Colecção innovus na Feira “Vakbeurs Interieurbouw Hout & Kunststof” 2011, na Holanda, com um stand próprio e onde estiveram expostas as novas tendências para a indústria de fabrico de mobiliário, bem como outros produtos como o MDF Color e o Compact. Esta feira é uma exposição para profissionais da construção e de interiores – madeira e laminados, e realiza-se anualmente em Gorinchem, perto de Roterdão. O innovus foi bastante elogiado pelos visitantes da Exposição, onde a colecção foi apresentada numa atmosfera agradável de ócio sobretudo dedicada ao público mais jovem, artistas e designers. Os produtos presentes no stand orgulhosamente representaram que o que nós prometemos vai ao encontro das necessidades destes jovens profissionais. Para além do nosso stand innovus, os nossos produtos foram também apresentados nos stands próprios dos nossos representantes Houthandel Blok e Oldenboom Doetinchem em três locais diferentes.
  • Notícias

    Segunda-feira, 25 Julho 2011
    Sonae Industria (UK) Ltd. começa a reconstrução da sua fábrica em Knowsley que foi danificada por um incêndio.
    Após o anúncio do dia 13 de Junho, sobre um incêndio na área de armazenamento e de preparação de partículas na fábrica no Reino Unido, a Sonae Indústria informa que o projecto de reconstrução já iniciou. O valor do projecto é desconhecido devido ao processo de demolição controlada, em curso, para remover detritos, e avaliar a possibilidade da utilização de alguns dos equipamentos, que está prevista ser concluída em aproximadamente seis semanas. A equipa da Sonae Indústria tem investido tempo e recursos significativos nesta fase de desenho do projecto suportada por especialistas de todo o mundo. “Concluimos o projecto de engenharia da área danificada pelo fogo no dia 9 de Junho. Solicitamos propostas a empresas especializadas na área para o trabalho que será realizado ao longo dos próximos nove meses e que inclui um start up dividido em duas fases.” Informa Nigel Graham, Director Geral da Sonae Industria (UK) Ltd. “A Sonae Indústria continua totalmente comprometida com o mercado do Reino Unido e os seus parceiros de negócio. A Equipa de Knowsley está totalmente empenhada a melhorar a relação com todos os stakeholders, confiante que este novo investimento irá melhorar o desempenho operacional. Gostaríamos de agradecer aos nossos colaboradores e clientes pelo seu apoio contínuo.” Durante o processo de reconstrução, O Grupo Sonae Indústria honrará os compromissos de fornecimento, através das unidades da Europa Continental, garantindo a continuidade do negócio.
  • Comunicados de Imprensa

    Terça-feira, 19 Julho 2011
    Sonae Indústria celebra contrato de licença para o fabrico e comercialização da tecnologia de produção de pellets de madeira e plástico
     PRSindScionPT.pdf

  • Comunicados de Imprensa

    Sexta-feira, 17 Junho 2011
    Sonae Indústria recebe o Prémio Schweighofer
     PR20110617pt.pdf

  • Notícias

    Terça-feira, 24 Maio 2011
    As tendências actuais e desenhos modernos, em Colónia (Alemanha)… by innovus
    Cerca de três meses após o lançamento oficial da sua colecção de decoração global, innovus é mais uma vez o centro das atenções com o seu próprio evento. A 26 de Maio de 2011, em paralelo com a Interzum, tudo em Alter Wartesaal, em Colónia, será sobre as tendências actuais em projectos de decoração inovadores. O famoso designer francês Didier Galerne irá apresentar inovações nas áreas de mobiliário e design deste ano, da Feira de Mobiliário de Milão (Milan Furniture Fair). Os convidados presentes terão oportunidade de ver as tendências actuais do último Salone del Mobile 2011 de Milão. A colecção de decoração innovus estará exposta e será utilizada para demonstrar a forma de alcançar um design de interiores de vanguarda. Localização Tradicional: o Alter Wartesaal em Colónia Os participantes do evento irão desfrutar de um local cuidadosamente escolhido e memorável, mergulhado em tradição e história, um espaço para descansar em luxo, bebendo chá ou champanhe, na sombra das torres da Catedral de Colónia. É no espaço da antiga estação ferroviária da cidade de Colónia, hoje conhecida sob o nome de Alter do Wartesaal, com um restaurante e também um local de concertos e outros eventos de grande escala, que desta vez estarão no centro do palco, as mais novas tendências e designs inovadores da indústria da decoração. Tendências actuais de decoração apresentada por Didier Galerme Para o efeito, innovus convidou um orador muito especial. Inspirado pela Feira de Mobiliário de Milão (Milan Furniture Fair) deste ano, Didier Galerne, um renomado designer baseado em Paris, vai recorrer à sua longa experiência e habilidades, assim como ao seu talento criativo, para apresentar as últimas tendências de design. Ele tem vindo a especializar-se em design de interiores, na concepção e design de móveis e têxteis para o lar. Hoje, numerosas empresas bem conhecidas de todo o mundo, incluindo Villeroy & Boch, estão entre os seus clientes. Galerme, para as suas criativas ideias, para além de acompanhar o mercado, inspira-se em visitas regulares a feiras internacionais e especificas da indústria. Um evento único para uma audiência única. Falando sobre o evento, Peter Farber, representante do innovus disse: "Espere o inesperado! O uso da cor em nossos ambientes individuais é frequentemente negligenciado e temos o objectivo de mudar essa situação. Estamos ansiosos que o dia chegue. Queremos que todos os visitantes que entrem, saiam inspirados e com um sorriso no rosto. innovus convida arquitectos, designers, empresas de transformação, clientes das áreas de venda por grosso e a retalho, toda a indústria de mobiliário e construtores para o evento do dia 26 de Maio. Para mais informação: Elke.Jonigkeit@glunz.de, tel. +49 (0) 5234 / 848 317 Mais informação sobre innovus: http://www.innovus.co/ Imagem: Ater Wartesaal (Colónia, Alemanha)
  • Notícias

    Quarta-feira, 18 Maio 2011
    Sonae Indústria associa-se ao Prémio Nacional de Arquitectura em Madeira
    A Sonae Indústria tem o prazer de se associar, como Patrocinador Ouro, à 1ª edição do Prémio Nacional de Arquitectura em Madeira, iniciativa que visa promover obras que reflictam a qualidade e versatilidade da madeira e simultaneamente criem soluções de construção sustentável e demonstrem a incorporação de uma percentagem significativa de produção nacional associada à sua edificação, quer em termos do recurso a matérias-primas portuguesas quer de mão-de-obra. As candidaturas estarão abertas até ao dia 23 de Setembro, e poderão candidatar-se a este Prémio todos os Arquitectos, com inscrição actualizada na Ordem dos Arquitectos portuguesa, com obras construídas entre 2008 e 2011 em Portugal. O Prémio Nacional de Arquitectura em Madeira, com periodiciodade bienal, tem como Comissão Organizadora o Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, a Autoridade Florestal Nacional, o Centro Pinus e a Ordem dos Arquitectos. O júri será constituído por personalidades do panorama português de reconhecido mérito e prestígio nas áreas da Arquitectura, da Engenharia e da Indústria, no qual estará incluído um representante da Sonae Indústria. Ao(s) autor(es) da obra vencedora do Prémio Nacional de Arquitectura em Madeira será atribuído um prémio monetário no valor de 10.000,00€ (dez mil euros) e uma placa em madeira comemorativa para colocação na obra. O vencedor do Prémio será divulgado em cerimónia pública a 18 de Novembro, em local a designar, na qual será também inaugurada a exposição dos trabalhos finalistas e lançado o catálogo da edição do Prémio. Para mais informações, consulte www.florestas2011.org.pt
  • Comunicados de Imprensa

    Quarta-feira, 27 Abril 2011
    Comunicado à Imprensa: Sonae Indústria foi distinguida como "Empresa Mais Eficiente", na entrega dos Energy Efficiency Awards Portugal 2010 (Prémios de Eficiência Energética)
     PR20110427-pt.pdf

  • Comunicados de Imprensa

    Quarta-feira, 6 Abril 2011
    Comunicado à Imprensa sobre Prémio de Sustentabilidade Gold Mercury, atribuído à Sonae Indústria, em Portugal
     PR20110406-pt.pdf

  • Comunicados de Imprensa

    Quarta-feira, 23 Fevereiro 2011
    Comunicado à Imprensa sobre Acção de Voluntariado da Sonae Indústria, em Portugal
     PR20110223-pt.pdf

  • Notícias

    Quarta-feira, 2 Fevereiro 2011
    Chegou o INNOVUS!
    O INNOVUS é mais que uma Colecção de Décors global. É uma abordagem inovadora no design de mais de 150 décors com uma cor e textura excepcional. Depois das apresentações bem sucedidas no Reino Unido e em França, é agora a altura para a Alemanha revelar o INNOVUS! Durante os dias 14 e 15 de Fevereiro, com um cenário de cortar a respiração, no MARTa Herford (Museu da Arte e do Design), o INNOVUS será apresentado por duas reconhecidas personalidades e com direito a buffet internacional. Os nossos representantes de vendas estarão disponíveis durante esse período e também no dia seguinte, para lhe permitir descobrir mais acerca do INNOVUS. Venha e seja surpreendido! Se tiver alguma questão relacionada com o evento, contacte: elke.jonigkeit@glunz.de, tel: +49(0)5234/848 317
  • Notícias

    Terça-feira, 4 Janeiro 2011
    Chegou o Innovus!
    O início de um Novo Ano marca também o lançamento de um nova colecção de produtos décor com a marca Innovus! Esta nova gama foi desenhada com o intuito de nos fortalecer no campo dos revestidos a melamina e dos produtos HPLCPL na Europa. Esta colecção, que consiste em 150 décors, estará disponível em revestidos com papel melamínico, termolaminados (HPL), combinando também com fitas complementares e MDF lacado. Um site exclusivo revelando este novo produto foi lançado hoje em: http://www.innovus.co/ Brevemente, mais novos produtos serão lançados. Feliz Ano de 2011 para todos! Este será um ano de prosperidade e sucesso para a Sonae Indústria e para o Innovus!
  • Notícias

    Segunda-feira, 15 Novembro 2010
    Revelando "Innovus"
    Innovus Em linha com a sua estratégia de oferecer a mais ampla gama de produtos decorativos no mercado, a Sonae Indústria vai lançar em 2011 uma nova colecção de decoração chamada Innovus. Esta nova gama foi desenhada para ajudar a estabelecer a relevância da Sonae Indústria no mercado de melamina e produtos HPL / CPL na Europa. A colecção consiste de 150 décors que serão disponíveis em painéis revestidos a melamina, laminados compactos e de alta pressão com perfis a condizer e MDF lacado. O lançamento terá lugar no dia 1 de Janeiro de 2011. Por questões de marketing, a marca foi revelada hoje no Reino Unido com a publicação de um artigo na prestigiosa publicação, Furniture Journal A equipa por detrás do projecto Innovus é composto por Kevin Davies, Anne Bergmann, Ulrich Ingelfinger, Judite Amaral e John Bruens, assistido por Karsten Wege e sobre coordenação de Christophe Chambonnet. Colegas das áreas da Impaper, Global Purchasing e IT Global, também desempenharam papéis coadjuvantes no processo. Desejamos a eles e todas as equipas por trás de todos os processos importantes, a melhor das sortes para esta novo empreendimento.
  • Notícias

    Quinta-feira, 4 Novembro 2010
    Comunicado à Imprensa sobre novo Logótipo da Sonae Indústria
     PR20101104-pt.pdf
    Após a reestruturação e reorganização da empresa, a Sonae Indústria lança um novo logótipo que se pretende sustentado nos valores da Inovação e da Excelência. O logótipo, assim como a empresa, transforma-se e renova-se, potenciando estes valores de forma dinâmica, forte e singular.
  • Comunicados de Imprensa

    Quinta-feira, 4 Novembro 2010
    Comunicado à Imprensa sobre novo Logótipo da Sonae Indústria
     PR20101104-pt.pdf

  • Comunicados de Imprensa

    Quinta-feira, 28 Outubro 2010
    Comunicado à Imprensa sobre protesto europeu a 29 de Outubro
     PR20101028Pt.pdf

  • Comunicados de Imprensa

    Quarta-feira, 20 Outubro 2010
    Comunicado à Imprensa sobre Acção de Voluntariado da Sonae Indústria, em Portugal
     PR20101020pt.pdf

  • Notícias

    Segunda-feira, 27 Setembro 2010
    TAFIBRA recebe Prémio MOBIS 10 Anos
    Em mais uma gala organizada pelo jornal Mobiliário em Notícia no passado dia 17 de Setembro, no salão nobre do edifício da Alfândega no Porto, a Tafibra foi distinguida com o Prémio Mobis 10 Anos. O evento, que tem vindo a ganhar espaço de relevo no panorama dos sectores do mobiliário e do habitat em Portugal, contou com grande número de convidados, entre membros do Governo, responsáveis autárquicos, membros de associações empresariais e empresários daqueles sectores. Tratando-se da 10ª edição desta gala, foi, este ano, instituída uma nova categoria especial de galardão - Prémio Mobis 10 Anos - destinada a reconhecer as empresas que, ao longo da cadeia de valor do mobiliário mais se têm distinguido, em termos de excelência, de forma continuada e consistente, ao longo dos últimos dez anos. O troféu Prémio Mobis 10 Anos é uma interessante escultura metálica em forma de M, assinada pelo Arqº Souto Moura e que será, dentro em breve, exposta no nosso show room , na Maia. Parabéns a toda a equipa!
  • Notícias

    Segunda-feira, 14 Junho 2010
    Sonae Indústria (UK) Ltd lança marca amiga do ambiente
     PR2010Junho14pt.pdf
    Sob o lema “Verdadeira Floresta Urbana” a Sonae Indústria, no Reino Unido, refresca a sua imagem e apresenta-se com um novo reposicionamento através de uma mensagem clara: RECICLAR É BOM!
  • Comunicados de Imprensa

    Terça-feira, 1 Junho 2010
    Comunicado à Imprensa sobre Menção Honrosa no Prémio Produto Inovação, atribuído ontem à Sonae Indústria
     PR20100601pt.pdf

  • Notícias

    Segunda-feira, 16 Novembro 2009
    FINOV distingue pavimento Poliface "Splash"
    O novo pavimento Splash resistente à àgua foi distinguido dia 16 de Novembro no Fórum de Inovação da Sonae, que tem como objectivo estimular e apoiar projectos de inovação nas várias empresas do grupo, de forma a criar níveis ainda mais elevados de valor. Comemorando o Ano Europeu da Criatividade e Inovação, o FINOV realçou este produto como "recomendado para a aplicação em cozinhas, casas de banho ou outros espaços onde possa existir humidade ou seja necessária e frequente a limpeza com água." O Splash foi totalmente desenvolvido pela equipa técnica na fábrica sedeada em Pontecaldelas, na Galiza, e representou um investimento de cerca de 50.000€. Com este novo produto, a Tafibra reforça a sua posição no mercado dos pavimentos decorativos, podendo oferecer uma solução completa para os seus mercados-alvo, e em particular para o segmento de contracting.
  • Notícias

    Sexta-feira, 6 Novembro 2009
    Ecociclo, empresa do Grupo Sonae Indústria, SGPS, foi certificada pela APCER
    A Ecociclo, empresa do Grupo Sonae Indústria, SGPS, foi certificada pela APCER, de acordo com os requisitos de Cadeira de Responsabilidade FSC, em parceria com a entidade acreditada pelo FSC, SQS. "A satisfação de requisitos do cliente foi a nossa principal motivação, bem como a promoção da nossa imagem como um importante reciclador de resíduos de madeira, que agora controla todo o ciclo da madeira desde a origem até ao seu destino final, tornando-o sustentável. Escolhemos a Apcer como parceiro experiente em certificação e, em conjunto, conseguimos alcançar facilmente um objectivo comum." referiu Inês Costa Luz, responsável do Sistema Integrado de Gestão da Ecociclo.
  • Comunicados de Imprensa

    Quinta-feira, 22 Outubro 2009
    Comunicado à Imprensa sobre Acção de Voluntariado da Sonae Indústria, em Portugal.
     PR20091022pt.pdf

  • Notícias

    Segunda-feira, 24 Agosto 2009
    Isoroy equipa Grand Palais em Paris
    “Geologia Branca” é o nome do elemento essencial da manifestação artística imaginada por Philippe Rahm, sendo construída inteiramente com base em painéis da Isoroy. Este fabricante, filial do grupo Sonae Indústria, equipou este ano o “Grand Palais” em Paris, sobretudo com painéis Medium (painéis de fibras de média densidade) para a segunda edição da exposição “La Force de l´Art” (A força da arte). Uma das ambições desta exposição é de encorajar o acesso à arte e especialmente, permitir que o grande público descubra a arte contemporânea francesa. Seduzidos pelo projecto e pela sua localização privilegiada, a Isoroy associou-se, oferecendo os seus conhecimentos à “Geologia Branca”. Medium Ignifuge Este produto é um painel de MDF à prova de fogo, com a certificação Euroclasse B-s2.d0 – classificação em vigor na Europa para os materiais à prova de fogo. Montados sobre estruturas metálicas nas oficinas da sociedade INVIA, os painéis retardadores de chama foram pintados de branco antes de serem instalados no coração do Grand Palais alguns dias antes da exposição. Como resposta às necessidades e criatividade por parte dos artistas, este material responde às exigências de segurança do edifício.
  • Notícias

    Quinta-feira, 16 Julho 2009
    Tafibra lança "Splash"
    Tafibra lança A Tafibra lançou, através da sua gama Poliface, um novo pavimento decorativo denominado "Splash". Este novo produto é 100% resistente à água e "recomendado para aplicação em cozinhas, casas de banho ou outros espaços onde possa existir humidade ou seja necessária e frequente a limpeza com produtos à base de água". No comunicado de imprensa, pode ler-se que "A colecção de padrões e texturas foi desenhada de acordo com os outros produtos da gama, permitindo ao utilizador manter o mesmo padrão em toda a área a revestir, cozinha e banho incluídos, com a máxima economia e total harmonia". É um produto "tecnicamente inovador, com níveis muito elevados de resistência à abrasão, ao impacto e ao risco. Tal como acontece com os outros produtos da gama Poliface, o sistema de encaixe sem cola Inloc Click permite uma instalação fácil e rápida do pavimento, optimizando o tempo de colocação e minimizando, assim, os custos da obra. A sua manutenção e limpeza são muito simples". Saiba mais informações sobre o produto em http://www.poliface.com
  • Notícias

    Terça-feira, 14 Julho 2009
    Tafisa Canada finalista no prémio CSST - Higiene e Segurança (Inovação)
    Tafisa Canada finalista no prémio CSST - Higiene e Segurança (Inovação) Remover a placa crivante do crivo do material seco é uma tarefa de alto risco efectuada num ambiente restrito. Antes da inovação de Rénald Champagne, eram necessárias quatro pessoas para a remoção da placa crivante. Neste estudo, Rénald Champagne analisou os problemas com os seus colaboradores em conjunto com o Departamento de Manutenção e a equipa de produção, resultando a criação de um guincho especialmente para as placas crivantes da segunda linha de produção de PB. Este projecto foi submetido a concurso para a categoria de inovação em Higiene e Segurança da CSST, tendo este projecto sido finalista para esta distinção. O prémio pelo feito foi uma placa atribuída pela CSST, que se encontra orgulhosamente colocada na sala de controlo. Parabéns a todos os que participaram neste projecto!
  • Notícias

    Terça-feira, 26 Maio 2009
    Tafisa Canada – Fornecedor do ano para a Knoll
    Tafisa Canada – Fornecedor do ano para a Knoll A Knoll, uma das líderes no ramo do mobiliário de escritório da América do Norte, atribuiu recentemente à Tafisa Canada o troféu de "Fornecedor do ano 2008/2009", por ter desenvolvido FSC particleboard e soluções de melamina. A Knoll abraçou este projecto da FSC (Forest Stewardship Council) relacionado com as florestas sustentáveis e está a trabalhar no intuito de promover soluções de base global. A certificação da FSC é um marco e uma força para o marketing estratégico da Knoll. Sob a liderança da Knoll, a Tafisa Canada acompanhou de perto todo o processo, desde os seus fornecedores, de modo a desdenvolver uma cadeia de valor sustentável. Para além disso, uma das agências de certificação, a Smartwood, apoiou todo o processo, de modo a atingir-se a certificação FSC Mixed Sources em Fevereiro de 2008. Esta certificação permitiu à Tafisa Canada tornar-se o principal fornecedor de PB e painéis de melamina das fábricas da Knoll em Grand Rapids, Michigan e East Greenville, Pennsylvania. Este esforço está a ser levado a cabo também na fábrica de Toronto, Ontario. Em termos quantificáveis, a certificação FSC Mixed Sources permitiu à Tafisa Canada produzir quase 4000m3 nos últimos doze meses. Este volume irá reforçar o fornecimento dentro do sistema da Knoll assim que a procura no sector recupere na sua generalidade. A Knoll foi um dos clientes-chave no plano comercial da Tafisa Canada, de modo a recuperar a sua quota de mercado após o recomeço de operações na Linha 2 de particleboard. Na imagem: Chris Lawrence/Sales, Steve Boghossian/Sales, Daniel Bombardier/VP Operations, Serge Cote/Mgr MFC production, Roger Orichefqui/Mgr PB production, Jean-Francois Langlois/Mgr Quality, Mark Wansbrough/Sales Mgr, Christine Couture/Mgr Logistics, Nathalie Roy/Customer Service, Jeff Blank/Sales, Eric Dedekam/VP Sales & Photographer. Missing from photo, Sylvain Martel/Mgr Fibre Procurement
  • Comunicados de Imprensa

    Terça-feira, 28 Abril 2009
    Sonae Indústria, SGPS, SA informa sobre deliberações da Assembleia Geral Anual de Accionistas de 28 de Abril de 2009

  • Notícias

    Terça-feira, 7 Abril 2009
    Tafisa Canada recebe a visita de Miguel Robédé, jogador de Futebol Canadiano
    Tafisa Canada recebe a visita de Miguel Robédé, jogador de Futebol Canadiano No dia 23 de Março de 2009, a Tafisa Canada teve a honra de receber a visita de Miguel Robédé, jogador dos Calgary Stampeders que trouxe a Grey Cup. Os Calgary Stampeders são uma equipa de Futebol Canadiano da cidade de Calgary, Alberta, e venceram esta prova por seis vezes, a última das quais em 2008, contra os Montreal Alouettes. Apesar do desporto mais popular no Canadá ser o hóquei no gelo, o Futebol Canadiano (iron grip) tem aumentado cada vez mais a sua popularidade no Quebéc e no Oeste do país, tanto na vertente amadora como profissional. A Grey Cup é o nome do campeonato organizado pela Liga de Futebol Canadiano (LFC) e respectivo troféu para a equipa vencedora. No Canadá, este é o evento desportivo anual com maior audiência da televisão canadiana (cerca de 4 milhões de tele-espectadores), para além dos 66.308 que marcaram presença no Montreal Stadium a 23 de Novembro de 2008. Miguel Robédé é genro de Michel Bernard, um dos maiores fornecedores da Tafisa Canada. O atleta de 1,95m e 125kg visitou a escola secundária e a equipa local, Les Béliers. Aproveitou e visitou também a fábrica da Tafisa Canada, partilhando momentos descontraídos com os colaboradores da empresa e seus familiares, para além de responder às questões colocadas e de tirar fotografias com os inúmeros fãs presentes.
  • Notícias

    Segunda-feira, 16 Março 2009
    Sonae Novobord patrocina projecto de e-Learning
     SonaeNovobordELearning.pdf
    Sonae Novobord O projecto de E-Learning lançado pela Ligbron Academy of Technology e o Departamento de Educação em Junho do ano passado, está a expandir-se rapidamente. Alunos da Umzimbelo Agricultural School, Camden Combined School e Ermelo Combined School encontram-se também a beneficiar do projecto. Professores e alunos interagem entre si, através de transmissões ao vivo, utilizando um ecrã touch-screen apropriado para o efeito. Este projecto recebeu um investimento de 270,000 rands da Sonae Novobord, uma companhia que se orgulha ela mesmo de fazer parte do desenvolvimento ambiental e educacional do país. "Nós estamos orgulhosos por fazer parte deste projecto. Estamos a investir no futuro do nosso país e a contribuir para a educação das nossas crianças. Existe uma falta enorme de pessoal qualificado no nosso país para desenvolver a nossa economia e preencher as lacunas do mundo profissional. AS pessoas deverão usar as suas oportunidades e fazer do céu o seu limite", foi a mensagem de Andrew Marthinussen, da Sonae Novobord aos alunos da Camden Combined. Três novas salas de aula, equipadas para o E-Project, foram oficialmente inauguradas pelo director da escola, Sipho Sihlati, na última sexta-feira. No passado, apenas os alunos do 12º ano beneficiaram da e-tecnologia, mas o projecto foi agora igualmente extendido para os alunos do 10º e 11º ano. Andrew Marthinussen agradeceu também a Frans Kalp, coordenador do projecto, pelo seu envolvimento e assegurou ele mesmo que a Sonae Novobord permanecerá como mecenas do projecto. Aceda ao recorte de imprensa relacionado com esta notícia.
  • Notícias

    Sexta-feira, 16 Janeiro 2009
    Novo site da Glunz AG
    A Glunz tem um novo site na internet, com um design moderno e apelativo, oferecendo uma utilização intuitiva. Com esta presença, a Glunz relança, ao mesmo tempo, a nova imagem corporativa. Neste novo site, vai encontrar a vasta gama de produtos e serviços, que vão desde os produtos decorativos até aos produtos para a construção. A página de entrada, deste novo site, está dividida em quatro categorias principais, simplificando e tornando mais rápida a navegação e o acesso às principais informações. Em cada uma das gamas de produtos, são disponibilizadas informações sobre os produtos, entregas, informações técnicas e conselhos de utilização, bem como dadas respostas às perguntas mais frequentes. Este novo site veio também simplificar fortemente o acesso a informações gerais sobre a empresa, oportunidades de carreira e ainda a temas, tais como a sustentabilidade. Na informação para a imprensa podemos encontrar informações actuais sobre as novidades dos produtos e a evolução da empresa. Visite o site em http://www.glunz.de
  • Notícias

    Segunda-feira, 24 Novembro 2008
    A Tafisa reinventa a pereira com Dolce Vita & Copa Cabana
    Dorval, Québec, CANADA, 21 de Novembro de 2008 - Com a introdução do L488 Dolce Vita e o L489 Copa Cabana, a Tafisa embarcou numa nova série de designs, agora com a textura da pereira. Graças à mais recente tecnologia europeia de engraving, estes dois novos designs de melamina, estão numa classe á parte . O uso de brilhantes ajudou a criar a profundidade e claridade que raramente existia no mundo dos paíneis de melamina termofundidos. Complemente o uso destes dois novos designs com acessórios de metal, para dar expressão ao seu novo projecto com um toque europeu!
  • Notícias

    Terça-feira, 18 Novembro 2008
    Ecociclo é agora certificada pela Qualidade, Ambiente e Segurança
    É com imenso prazer que o Centro de Reciclagem do Seixal, informa que toda a sua actividade de Gestão de Resíduos de Madeira, foi certificada pelas normas NP EN ISO 9001:2000 (Qualidade), NP EN ISO 14001:2004 (Ambiente), e OHSAS 18001:2007 ( Segurança), pela APCER. A entrega dos respectivos certificados, realizou-se no passado dia 30 de Outubro.
  • Notícias

    Quarta-feira, 5 Novembro 2008
    Enfeitiçados pelo Black Magic da Tafisa
    Dorval, Québec, CANADA, 5 de Novembro de 2008 - A Tafisa introduz a mais negra madeira na sua colecção de painéis de melamina termofundida com um novo design: Black Magic (L487). Originário da espécie exótica "Jupiter Tree", esta réplica é facilmente identificável pela transparênciada sua cor. O seu valor colorido e único emprestará um pouco de opulência a qualquer projecto e ajudará a criar uma ambiência envolvente e sofisticada.
  • Notícias

    Quarta-feira, 5 Novembro 2008
    Enfeitiçados pelo Black Magic da Tafisa

    Dorval, Québec, CANADA, 5 de Novembro de 2008 - A Tafisa introduz a mais negra madeira na sua colecção de painéis de melamina termofundida com um novo design: Black Magic (L487). Originário da espécie exótica "Jupiter Tree", esta réplica é facilmente identificável pela transparênciada sua cor. O seu valor colorido e único emprestará um pouco de opulência a qualquer projecto e ajudará a criar uma ambiência envolvente e sofisticada.


  • Notícias

    Terça-feira, 4 Novembro 2008
    Sonae Indústria ganha o prémio "Mobis"
    A Sonae Indústria foi, mais uma vez, galardoada com o Prémio Mobis para o melhor "Fornecedor de Matérias Primas, Subsidiárias e de Consumo" do sector do mobiliário nacional. No passado dia 16 de Outubro, no Casino da Póvoa do Varzim, realizou-se a VIII Gala Mobis, organizada, uma vez mais, pelo jornal Mobiliário em Notícia. Como já vem sendo habitual, o evento teve como objectivo principal a entrega dos Prémios anuais aos vencedores das diversas categorias, entre as quais se contavam, entre outras, a de "Empresa de Mobiliário Contemporâneo", "Empresa de Mobiliário de Cozinha e Banho", "Loja", "Empresário Indústria", "Homenagem e Carreira", etc. A cerimónia reuniu mais de quatrocentos convidados, com destaque especial para o Secretário de Estado do Comércio, Fernando Serrasqueiro, além de outras altas individualidades. A Sonae Indústria já ganhou este prémio por quatro vezes, tendo também sido distinguida com o Prémio Mobis Gold, o mais importante galardão do sector do mobiliário. Ao todo foram premiadas três dezenas de empresas e empresários, tantas quantas as categorias a concurso, naquilo que muitos consideram como os “Óscares do Mobiliário”. Na ocasião, a Associação Portuguesa de Comércio Mobiliário procedeu também à entrega da Etiqueta de Qualidade a cerca de 70 lojas. O sector do mobiliário e da madeira emprega cerca de 54.500 trabalhadores. Segundo o «Estudo Estratégico das Indústrias de Madeira e Mobiliário» a indústria de mobiliário é dos sectores tradicionais da indústria portuguesa, aquele que, nos últimos anos, mais cresceu nos mercados internacionais e que conheceu uma evolução mais significativa no desenvolvimento de produtos, estratégias de marketing e evolução na cadeia de valor.
  • Notícias

    Quinta-feira, 23 Outubro 2008
    Tafisa traz música para os seus ouvidos com a introdução de quatro novos designs "Walnut TFM"
    Dorval, Québec, CANADA, 22 de Outubro de 2008 - Como parte do mais recente lançamento do novo design de painéis de melamina termofundida, a Tafisa, para a sua Colecção EXECUTIVA para 2008-09, introduziu quatro designs com a textura de noz: Allegro (L483), Symphony (L484), Concerto (L485) e Opera (L486). Extraíndo as suas designações através da inspiração musical, estes novos designs contém veios e nós em fortes placas robustas e é igualmente utilizada tinta de pérolas brilhantes. Todos os painéis estão disponíveis com os acabamentos suaves da Tafisa. A sensação e toque destes produtos tornam estes um fácil substituto dos revestimentos com folha de madeira a uma fracção do seu custo.
  • Notícias

    Quarta-feira, 24 Setembro 2008
    Tafisa Brasil em Foco
     Com20080924-pt.pdf

  • Comunicados de Imprensa

    Quarta-feira, 10 Setembro 2008
    Sonae Indústria, SGPS, SA informa sobre os últimos investimentos
     Com20080910-pt.pdf

  • Notícias

    Segunda-feira, 18 Agosto 2008
    Sonae Novobord - Primeira Placa de Melamina criada em White River
    A primeira placa de melamina foi oficialmente produzida no dia 8 de Agosto de 2008 pelas 12 horas. A Sonae Novobord irá continuar os testes relacionados com o produto até ao dia 25 de Agosto, data prevista para arrancar a sua produção habitual.
  • Notícias

    Sábado, 5 Julho 2008
    A Sonae Indústria é o patrocinador da estrutura "Verão na Praça" na Casa da Música
    A Sonae Indústria é o patrocinador da estrutura "Verão na Praça", iniciativa da Casa da Música, durante os meses de Junho, Julho e Agosto. Os eventos são bastante variados, desde o concerto de S.João, Festival Mestiço, diversas orquestras e Fado. A Sonae Indústria contribuiu com produtos seus, nomeadamente quase dois camiões de OSB de 22mm, proveniente da Alemanha. Para mais informações visite www.casadamusica.com .
  • Notícias

    Sexta-feira, 20 Junho 2008
    Sonae Tafibra Benelux b.v. altera a sua designação para Sonae Tafibra International b.v.
     Sonae Tafibra Benelux b.v. altera a sua designação para Sonae Tafibra International b.v.
    Informamos que a partir de hoje a designação da empresa Sonae Tafibra Benelux b.v. foi alterada para Sonae Tafibra International b.v. Moradas, contactos de e-mail e telefone, etc., permanecem inalterados.
  • Notícias

    Sexta-feira, 20 Junho 2008
    Tafisa Brasil - Concerto Paraná Brass 2008
    No dia 4 de Junho de 2008, ocorreu nas instalações da Tafisa Brasil, em Curitiba, o Paraná Brass In Concert. Um grande evento, de iniciativa inovadora de desenvolvimento pessoal e incentivo à cultura. A estrutura foi montada numa área da fábrica, que no final dos preparativos estava pronta para receber e surpreender os mais de 600 convidados, entre colaboradores e familiares. Todo o evento foi pensado e planeado levando em consideração cada detalhe. Uma área especial foi disponibilizada para os filhos dos funcionários. Enquanto que os convidados aproveitavam a Palestra Show, brinquedos e brincadeiras lúdicas faziam a alegria das crianças. Ainda pensando no conforto dos pais, foi também criado um berçário e infraestrutura para atender aos mais pequeninos. A apresentação da orquestra de metais e percussão ocorreu em paralelo com a palestra motivacional “EM SINTONIA COM O SUCESSO”, apresentada por Alexander Baer, profissional da área de marketing pessoal. A apresentação faz uma analogia entre a sintonia da música e a sintonia na vida das pessoas. Os aspectos motivacionais, que levam as pessoas a obter sintonia e sucesso, evolução pessoal e outros conhecimentos, foram apresentadas de forma envolvente, através de grandes peças musicais, durante quase duas horas. Ao longo de toda a palestra, o entusiasmo era notável na plateia. Logo após a apresentação, foi oferecido aos participantes um cocktail regado de muitos comentários e opiniões a respeito da palestra que, sem dúvida, mexeu com todos os participantes desse belo evento.
  • Comunicados de Imprensa

    Quarta-feira, 28 Maio 2008, 16:00:00
    Sonae Indústria, SGPS, SA informa sobre convocatória para Assembleia Geral de Obrigacionistas relativa ao Empréstimo Obrigacionista "Sonae Indústria 2008/2012
     ConvAGEO.pdf

  • Notícias

    Sexta-feira, 16 Maio 2008
    Prémio "Sunday Times Best Green Companies 2008"
    Este ano, centenas de milhares de árvores permanecem de pé graças ao esforço da Sonae UK ao nível da reciclagem. A empresa fabrica aglomerado de partículas, para mobiliário e para as indústrias de construção, e a sua utilização salva 400 mil árvores por ano, sendo que 98% do material utilizado na fábrica de Knowsley é reciclado. Os colaboradores da Sonae UK acreditam que a empresa investe bastante no meio ambiente, a julgar pelos 80% de respostas "verdes" atribuídas a esta questão. Os colaboradores consideram que o investimento em iniciativas "verdes" é dinheiro bem aplicado (87%), e que o impacto ambiental está a evoluir positivamente (81%). Existe em Knowsley o cargo de responsável dedicado ao ambiente, cujos trabalhadores consideram uma mais-valia para a empresa (79%) e que é um factor importante no trabalho diário (80%).
  • Notícias

    Quinta-feira, 15 Maio 2008
    Tafisa Canada anuncia certificação FSC (Forest Stewardship Council)
    Tafisa Canada anuncia certificação FSC (Forest Stewardship Council). O recurso a práticas consistentes na cadeia de responsabilidade do fornecimento de fibra de madeira para produzir aglomerado de partículas e painéis revestidos a melamina permitiu, à Tafisa Canada, assegurar a certificação "FSC-Mixed Sources" (SW-COC-003089). A Tafisa Canada irá também exibir o logótipo da Rainforest Alliance/Smartwood como reconhecimento do papel desta organização enquanto auditora e entidade certificadora independente, em prol da Forest Stewardship Council.
  • Comunicados de Imprensa

    Quinta-feira, 3 Abril 2008
    Sonae Indústria lança novo espaço na Internet
     Com20080403-pt.pdf

  • Notícias

    Terça-feira, 15 Janeiro 2008
    MDF colorido e cristal
    Na Exposição da PASSAGEN 2008 que decorre nos dias 14 a 20 de Janeiro em Colónia, Alemanha, A Glunz irá lançar uma nova variante do TOPAN colour. A adição de CRYSTALLIZED (TM)– Swarovski Elements a este produto de MDF dá-lhe um verdadeiro brilho. Em conjunto com o seu parceiro de desenvolvimento, a BASF, a Sonae Indústria irá exibir o novo produto e as suas várias aplicações no evento da PASSAGEN KAP Fórum. Os expositores em forma de cristais feitos em TOPAN preto, cinzento e azul e decorados com inúmeros cristais Swarovski, fornecerão exemplos de como é possível os criadores de mobiliário de interior realizar novos e excitantes efeitos. A combinação do TOPAN colour com CRYSTALLIZED (TM)– Swarovski Elements acrescenta aos produtos derivados de madeira glamour e extravagância. “O nosso novo produto traz um toque de luxo ao mobiliário, em interiores de habitações, exteriores comerciais e stands de exibição,” diz Mike Richer, gestor de produto da Gluz. Os parceiros estratégicos contribuíram com os seus conhecimentos, complementando-se perfeitamente. A BASF optimizou o processo de coloração, enquanto que a Sonae Indústria contribuiu com a sua experiência na produção de MDF. A adição de CRYSTALLIZED (TM)– Swarovski Elements abre novas possibilidades de trabalho com o TOPAN colour para criadores e desenhadores. Infinitas possibilidades de design Katrin Neelson da Neelsen Design Management foi contratada pela Sonae Indústria para criar uma exposição que demonstrasse o TOPAN colour com CRYSTALLIZED (TM)– Swarovski Elements no seu melhor para exibir no KAP Fórum. O seu conceito consiste em três grandes estruturas em forma de cristal com um diâmetro de quase 250 centímetros, e seis pequenos assentos. Os expositores são construídos com três cores da TOPAN Colour (o novo cinzento, preto clássico e azul), apresentando o desenho Flower Art Design em branco e preto. Cada superfície destes expositores, demonstram um design diferente – motivos florais feitos de CRYSTALLIZED (TM)– Swarovski Elements, cristais espalhados sob uma superfície de trabalho, ou uma superfície discretamente ornamentada por um simples cristal são somente alguns exemplos. “A cor do TOPAN brilhante permite que criadores realizem alguns efeitos admiráveis", explica Richter. Os utilizadores sabem que também podem confiar na qualidade comprovada e a viabilidade dos nossos produtos – a pintura só é necessária para acabamentos de superfície, não há necessidade de aplicar revestimento nos topos, e a superfície não tem de ser tratada quando é feito uma ranhura ou outro corte profundo. Se estiver interessado em trabalhar com o produto, pode procurar mais informações no stand do KAP Fórum na PASSAGEN 2008, ou pode contactar o Centro de Competência de Design da Sonae Industria em Horn-Bad Meinberg, Alemanha. A sede the Gunz AG encontra-se em Meppen, Alemanha e é uma filial da Sonae Indústria, que abrange os países de língua Alemã.
  • Notícias

    Sexta-feira, 21 Dezembro 2007
    Tafisa Canada produz a primeira placa de aglomerado de partículas na nova prensa
    Lac Mégantic, Quebeque, 21 de Dezembro de 2007 – A Tafisa Canada anunciou hoje o arranque oficial do funcionamento da sua nova prensa de aglomerado de partículas, com tecnologia de ponta. A primeira placa de aglomerado de partículas foi prensada no dia 21 de Dezembro, às 15:50h, recebendo os aplausos entusiastas dos 352 funcionários da Tafisa Canada. Esta prensa de aglomerado de partículas é o culminar da concretização de um projecto de 18 meses, que cumpre com as mais rigorosas medidas de segurança, utilizando um processo de produção melhorado e o mais moderno equipamento existente no mercado. Louis Brassard, CEO da Tafisa Canada e membro do Conselho de Administração da Sonae Indústria, está confiante que a qualidade, a consistência e a flexibilidade das dimensões dos painéis produzidos irão ultrapassar a actual oferta de mercado. Segundo Louis Brassard, estes factores-chave aumentarão, em grande escala, a possibilidade de a Tafisa Canada reconquistar a sua base de clientes e a sua posição de liderança no mercado. Foram tomadas medidas excepcionais para garantir o abastecimento das matérias-primas necessárias para a produção em grande escala da Tafisa Canada. Além disso, membros experientes da antiga 2ª linha de produção foram readmitidos e tiveram uma formação específica de modo a assegurar a optimização da produção de aglomerados de partículas, desde o primeiro dia. Nesta altura em que se assiste a um ponto de viragem na produção, a Tafisa Canada agradece todo o apoio manifestado pelos funcionários, clientes, fornecedores e parceiros de negócios. Fundada em Lac Mégantic em 1990, a Tafisa Canada é a maior unidade de produção da América do Norte que engloba a produção de painéis de aglomerado de partículas e melamina termofundida. Com uma capacidade de produção de 968.000 metros cúbicos ou 547.000.000 pés quadrados (numa base de ¾” ), a Tafisa responde a aproximadamente 10% das necessidades do mercado norte-americano, a nível de aglomerado de partículas.
  • Notícias

    Terça-feira, 4 Dezembro 2007
    Tafisa Canada prepara-se para o lançamento da 2ª linha de produção de aglomerado de partículas
    Lac Mégantic, Quebeque, 4 de Dezembro de 2007 - A expectativa cresce à medida que a Tafisa Canada se prepara para prensar a primeira placa na sua moderna prensa de aglomerado de partículas. O grande projecto da 2ª linha da Tafisa, com duração de 18 meses e concebido com medidas de segurança máxima, uma estrutura de produção melhorada e o equipamento mais moderno no mercado, está muito próximo da sua conclusão. Sob a supervisão da empresa canadiana Sandwell EPC Inc. e com gestão de construção da L Nardella Associes Ltee, havia mais de 400 funcionários a trabalhar no local durante os períodos de maior actividade. Para a construção deste projecto foram necessárias mais de 435.000 horas de mão-de-obra e os materiais necessários ultrapassaram as 3.250 toneladas métricas de aço e os 11.500 metros cúbicos de betão. Os funcionários estão empenhados e prontos para a acção. Contando com anos de experiência, todos os membros da equipa da 2ª linha foram contratados de novo e submetidos a formação especializada para uma eficiência de produção óptima quando a linha de aglomerado de partículas fôr reaberta. A Tafisa planeia ressurgir com maior impacto e será uma poderosa força, difícil de ultrapassar. Com pessoal experiente, equipamento de alta tecnologia, fornecimento garantido de matérias-primas, uma receita para painéis de qualidade consistente e sólidos designs de produtos, a Tafisa tomou medidas firmes para reconquistar a sua base de clientes e restabelecer a sua posição enquanto líder de mercado. Estabelecida em 1990, a Tafisa Canada fabrica aglomerados de partículas e melamina termofundida. A unidade da Tafisa, situada em Lac Mégantic, é a maior unidade de produção de aglomerado de partículas na América do Norte. Emprega 325 funcionários e tem uma capacidade de produção equivalente a aproximadamente 10% do mercado norte-americano.
  • Comunicados de Imprensa

    Quinta-feira, 5 Julho 2007
    A Sonae Indústria divulga hoje o seu primeiro Relatório de Sustentabilidade, assumindo compromissos para gerir o seu negócio de forma cada vez mais sustentável
     PR20070705.pdf

  • Comunicados de Imprensa

    Segunda-feira, 4 Junho 2007
    Sonae Indústria, SGPS, SA informa sobre deliberação da Assembleia Geral relativa a autorização de transacção de acções próprias
     siacproprias.pdf

  • Comunicados de Imprensa

    Quarta-feira, 31 Janeiro 2007
    Aposta na investigação e desenvolvimento - Sonae Indústria celebra acordo com Swedwood Holding do Grupo IKEA
     PRSind20070131.pdf

  • Comunicados de Imprensa

    Quarta-feira, 24 Janeiro 2007
    Sonae Indústria aposta em Investigação e Desenvolvimento / Glunz nomeada para Prémio Inovação na Alemanha
     Press20070124.pdf

  • Comunicados de Imprensa

    Sexta-feira, 7 Abril 2006
    Sonae Indústria, SGPS, SA informa sobre deliberação da Assembleia Geral relativa à autorização de transacção de acções próprias
     accoesproprias.pdf

  • Notícias

    Segunda-feira, 3 Abril 2006
    Expansão da unidade de White River
    Nos últimos anos, a indústria da construção na África do Sul tem apresentado um crescimento sólido e há indícios de que esta tendência se mantenha no futuro próximo. A indústria de painéis de madeira tem beneficiado deste crescimento; o último investimento significativo, adjudicado em 2000, foi a construção da fábrica da Sonae Novobord, em Panbult. Para satisfazer a procura actual e garantir o crescimento futuro, a Sonae Novobord (Pty) Ltd, apoiada pela Sonae Indústria (sociedade dominante), irá investir 400 milhões de randes na expansão da fábrica de White River. A Metsö Panelboard foi escolhida para fornecer o equipamento principal para a nova linha de aglomerado, a saber: o sistema de encolagem Metsö, que inclui um sistema de medição da estilha e um misturador de resina; formadoras Classi former ™; prensa Metsö Contipress™ com as dimensões de 2,765 m de largura e 20,5 m de comprimento, com manipulação do painel através de um alimentador externo da prensa e; sistema intermédio de armazenagem LUKKI ™ com linha de lixagem e embalagem. A construção da nova linha de aglomerado de partículas começará em Março de 2006, a prensa será adjudicada em Março de 2007, cuja entrega, em White River, está prevista para Setembro de 2007. Este investimento da Sonae Novobord representará um valor significativo para a indústria florestal, uma vez que maximiza a utilização de recursos florestais, tais como a madeira de refugo, que não pode ser utilizada pelas serrações, nem pela indústria papeleira. Presentemente, a Metsö tem uma empresa de engenharia na África do Sul. Por conseguinte, alguns componentes serão fabricados na África do Sul, utilizando recursos e matérias-primas locais. O compromisso da Sonae Novobord para com a África do Sul manifesta-se ainda no programa de responsabilidade social, que inclui uma contribuição substancial para o projecto do WWF para as florestas húmidas de Mpumalanga, para além de contribuições substanciais, tanto de ajuda a estudantes, via bolsas de estudo, como de apoio às infra-estruturas educacionais na área de White River. No planeamento de investimentos, a Sonae Novobord (Pty) Ltd adoptou uma visão a longo prazo relativamente à evolução do sector, de modo a satisfazer, para além de 2010, as necessidades locais do mercado sul-africano. A Sonae Novobord (Pty) Ltd tem unidades industriais em Mpumalanga White River, Panbult e George no Cabo Ocidental, a sede da empresa é em Woodmead Joanesburgo e tem ainda escritórios comerciais em todas as cidades mais importantes da África do Sul.
  • Comunicados de Imprensa

    Quarta-feira, 1 Fevereiro 2006
    Sonae Indústria, SGPS, SA informa sobre participação qualificada da Efanor Investimentos, SGPS, SA (rectificação)
     SIPQual.pdf

  • Notícias

    Terça-feira, 31 Janeiro 2006
    Sonaeuk.com
    A Sonae UK Ltd acaba de lançar um sítio na Internet - sonaeuk.com -, em que apresenta os produtos que comercializa, desde o aglomerado de fibras crú até aos painéis decorativos, divulga todas as novidades do portfolio de produtos e, sobretudo, onde pretende esclarecer os seus objectivos enquanto maior empresa recicladora de madeira no Reino Unido. Uma das grandes vantagens deste sítio é a possibilidade de obter informação imediata sobre os produtos e de permitir a expedição de amostras no dia seguinte ao pedido. No âmbito do negócio da decoração, este sítio permitirá minimizar os atrasos dos especificadores dos produtos decorativos, os quais têm de efectuar combinações em relação a uma amostra impressa, em vez de a uma imagem no monitor ou a informação sobre os produtos, em que a combinação de cores nem sempre é rigorosa. Podem ser seleccionadas impressões digitais de MFC, MF MDF, HLPs e das novas gamas de pavimentos de laminado e de madeira industrializada, de modo a obter imagens pormenorizadas dos designs. Por exemplo, na secção de MFC, ao expandir a imagem, obtém-se a melhor combinação entre produtos, assim como os contactos dos respectivos fabricantes de portas e de folha de melamina. Estes pormenores são fundamentais, para que os especificadores adoptem uma abordagem concertada, que permita recolher os componentes para o design, enquanto que o caixote das amostras autoriza o browser a recolher as amostras para as encomendas directas. O sítio reúne os últimos produtos adicionados à gama do MFC e do MF MDF, incluindo Teak, Bubinga, Pearwood, Cider Pear, English Cherry, Ash Vernasca e Golden Oak. Para quem pretenda especificações sobre produtos que respeitem o ambiente, poderão encontrar neste sítio a descrição das operações de reciclagem da Sonae UK em Knowsley e os seus objectivos ambientais, para além de informação pormenorizada e respectiva certificação dos produtos de aglomerado de partículas, standard e de valor acrescentado. Está também disponível, no formato pdf, para download, informação recente sobre os produtos da Sonae UK e das outras empresas afiliadas da Sonae Indústria. Para além da gama de produtos da Sonae UK, encontra-se ainda uma apresentação das gamas Novolam da Isoroy e links para aceder aos sítios da Isoroy e da Glunz. O sítio da Sonae Indústria – www.sonaeindustria.com - apresenta informação sobre todos os produtos das suas afiliadas a nível mundial, mas, até ao momento, não havia um sítio específico por país para os clientes do Reino Unido. Ficamos a aguardar pela sua visita! Até breve!
  • Comunicados de Imprensa

    Sexta-feira, 30 Dezembro 2005
    A Sonae Indústria, SGPS, SA informa ter recebido, da Sonae - SGPS, SA, uma comunicação
     altimp.pdf

  • Comunicados de Imprensa

    Quinta-feira, 22 Dezembro 2005
    Sonae Indústria, SGPS, SA informa sobre participação qualificada
     comun_part_qual.pdf

  • Comunicados de Imprensa

    Terça-feira, 20 Dezembro 2005
    Informa-se que foi hoje obtido o registo comercial definitivo da cisão-fusão e fusão da Sonae - SGPS, S.A. por destaque de parte da participação detida por esta sociedade na Sonae Indústria - SGPS, S.A.
     Registo_ex_dtos Final.pdf

  • Comunicados de Imprensa

    Sexta-feira, 4 Novembro 2005
    Sonae Indústria - SGPS, SA informa sobre a aprovação em Assembleia Geral de Accionistas do Projecto de Cisão-Fusão e Fusão
     Comunicado SISGPS.pdf

  • Notícias

    Terça-feira, 18 Outubro 2005
    A GAMA REVOLUTIVA NOVOLAM® lança 2 novos determinadores de tendências
    Em Outubro de 2004, a Isoroy lançou uma nova imagem para a Gama Revolutiva Novolam - Gamme Révolutive Novolam -, a sua gama de decoração. A gama contém mais de 200 propostas de design, sendo constituída por uma gama Principal, Coeur de gamme, e por Determinadores de tendências, Capteurs de tendances. A gama Principal Novolam consiste em 113 motivos em melamina, laminado STRATILAM® e faixas de acabamento CHANLAM®. Tem uma duração alargada e está sempre disponível em stock. Os Determinadores de tendências oferecem uma selecção de propostas de design resultantes de desenvolvimentos em fluxos criativos. Uma fonte inesgotável de inovação e de inspiração, oferecem a flexibilidade do serviço por encomenda. Para qualquer outra encomenda superior a uma quantidade previamente definida, os clientes podem basear-se nessas propostas criativas a fim de produzir a decoração que corresponde perfeitamente à sua inspiração: escolha de cores, contrastes, estruturas. Os primeiros 2 determinadores, "Eclat" e "Envol" em 2004 (65 motivos) foram completados em 2005 com as gamas "Transatlantique" e "Fleur de peau" oferecendo mais de 70 ideias novas. Novolam, uma revolução na Net O site www.novolam.com é uma ferramenta de design interactiva. Constitui uma fonte de informação e de design, oferecendo alguns serviços únicos: • descobrir a gama completa, • descarregar propostas de design, • o STUDIO NOVOLAM, apresentado em espaços 3D, permite aos utilizadores mudar as propostas de design de acessórios e de mobiliário em vários ambientes, bem como manipular iluminação e volumes modulares a fim de retratar uma perspectiva realista do espaço que estão a conceber, • revista Novolam, • assistência Novolam: os utilizadores podem consultar informação técnica directa on-line, • pedir documentação e amostras com entrega no prazo de 48h.
  • Notícias

    Terça-feira, 13 Setembro 2005
    Aumento da capacidade produtiva da linha de melamina Tafilam na Tafisa Canada
    A Tafisa Canada, fabricante de painéis derivados de madeira - Tafipan - e painéis melamínicos decorativos - Tafilam -, tem o prazer de comunicar o lançamento de um projecto, no montante de 12.000.000 de dólares canadianos, o qual irá permitir um aumento de cerca de 50% da capacidade produtiva da linha de painéis melamínicos. A dimensão deste projecto requer a aquisição de uma nova prensa de 4’ x 16’ da Wemhöner para painéis melamínicos, o melhoramento do equipamento existente para a produção de laminados e ainda o alargamento do espaço reservado ao armazenamento de materiais. Estima-se que o início do funcionamento desta prensa ocorra no Verão de 2006. Na América do Norte, a Tafisa Canada é, reconhecidamente, a maior fábrica que engloba, nas mesmas instalações, a produção de painéis melamínicos e de aglomerado de partículas. Este investimento vem confirmar a liderança da Tafisa e o seu empenho em continuar a prestar um serviço de qualidade que vá ao encontro das necessidades do mercado norte-americano. Para mais informações sobre a Tafisa, favor visitar o nosso sítio na Internet www.tafisa.ca.
  • Comunicados de Imprensa

    Quarta-feira, 31 Agosto 2005
    Resultados Consolidados do 1º Semestre de 2005
     EA-1H_2005-PT.pdf

  • Notícias

    Quinta-feira, 7 Julho 2005
    TAFIBRA - Nova imagem e colecção Ibérica para mobiliário e decoração
    A Tafibra, a marca da Sonae Indústria para a produção e comercialização de derivados de madeira na Península Ibérica, apresentou, em Madrid e no Porto, a sua nova identidade visual e gama de produtos, marcada por um claro posicionamento na direcção dos segmentos de decoração e design, e reforçando, simultaneamente, as suas soluções para mobiliário. A marca Tafibra, única para a Península Ibérica, vem acompanhada pelo lema “criamos o seu ambiente” (em espanhol, “creamos tu entorno”), que pretende representar os valores mais significativos para a empresa: INOVAÇÃO – “criar” no sentido de inovar, desenvolver; GRANDE EMPRESA INDUSTRIAL – “criar” no sentido de produzir; ECO-EFICIÊNCIA – “ambiente” no sentido das preocupações medio-ambientais e sociais da empresa; DESIGN E DECORAÇÃO – “ambiente” tendo em conta a importância, representatividade e impacto dos derivados da madeira nos ambientes que nos rodeiam em casa, no escritório, em toda a parte. A nova identidade apresenta uma imagem moderna e atractiva, patente também nos novos logotipos dos produtos que a empresa comercializa, o que contribui para a consistência e coerência desta estratégia. A apresentação desta imagem teve lugar nos passados dias 30 de Junho, no Palácio Municipal de Congresos de Madrid, e 6 de Julho, na Fundação de Serralves, no Porto. Os eventos foram muito participados, com uma afluência muito significativa de empresários dos sectores do mobiliário e construção, arquitectos, designers de interiores e decoradores. Como atrás referido, esses eventos foram também palco para a apresentação da nova gama de produtos Tafibra que, igualmente num contexto ibérico, inclui novas propostas de melaminas, folheados e termolaminados. Os novos produtos destacam-se pela sua actualidade e qualidade, perfeitamente em linha com as tendências mais recentes nos mercados europeus para o mobiliário e decoração. A complementariedade das propostas, permitindo construir soluções integradas, foi um dos aspectos mais apreciados nesta nova colecção. A forma de apresentação da colecção foi, também, um dos pontos altos destes eventos. Fazendo jus à sua condição de líder do mercado, a Tafibra apresentou um catálogo espectacular, moderno, completo e prático, a partir do qual o potencial cliente pode obter toda a informação sobre produtos, especificações, complementos, níveis de serviço, quantidades, etc. As opiniões dos participantes nos eventos foram unânimes na satisfação pela clareza e qualidade das mensagens transmitidas e no reconhecimento da importância deste reposicionamento da Tafibra para continuar a desenvolver a sua influência e representatividade nos sectores do mobiliário e decoração na Península Ibérica. As ofertas da Tafibra podem também ser apreciadas no novo website www.tafibra.com onde, com rapidez e toda a comodidade, é possível aceder a informação sobre os produtos, conhecer as suas características, pedir amostras e catálogos, enfim, navegar num mundo de soluções atractivas, modernas e naturais para o enriquecimento dos espaços onde vivemos.
  • Comunicados de Imprensa

    Quinta-feira, 30 Junho 2005
    Prospecto de admissão no Eurolist by Euronext Lisboa de dois empréstimos obrigacionistas da Sonae Indústria - SGPS, SA denominados "Sonae Indústria 2005/2010" e "Sonae Indústria 2005/2008"
     Sonae Indústria - Prospecto.pdf

  • Comunicados de Imprensa

    Quinta-feira, 16 Junho 2005
    Sonae Indústria - SGPS, SA informa sobre Representante Comum dos Obrigacionistas
     ComunSIrepobrig.pdf

  • Comunicados de Imprensa

    Quinta-feira, 5 Maio 2005
    Sonae Indústria - SGPS, SA informa sobre Convocatória da Assembleia Geral de obrigacionistas relativo ao Empréstimo Obrigacionista "Sonae Indústria 2005/2008"
     convAGEO20052008.pdf

  • Comunicados de Imprensa

    Quinta-feira, 5 Maio 2005
    Sonae Indústria - SGPS, SA informa sobre Convocatória da Assembleia Geral de obrigacionistas relativo ao Empréstimo Obrigacionista "Sonae Indústria 2005/2010"
     convAGEO20052010.pdf

  • Comunicados de Imprensa

    Quinta-feira, 28 Abril 2005
    Sonae Indústria - SGPS, SA informa sobre Resultados do 1º Trimestre 2005
     EA1Q0520050428P.pdf

  • Comunicados de Imprensa

    Quarta-feira, 27 Abril 2005
    Sonae Indústria - SGPS, SA informa sobre emissão de Empréstimos Obrigacionistas
     ComObrigBSNCx.pdf

  • Comunicados de Imprensa

    Sexta-feira, 15 Abril 2005
    Sonae Indústria - SGPS, SA informa sobre deliberação da Assembleia Geral de autorização de aquisição/alienação de acções próprias
     AccPps.pdf

  • Comunicados de Imprensa

    Quinta-feira, 31 Março 2005
    Sonae Indústria - SGPS, SA informa sobre a emissão de Empréstimo Obrigacionista
     Comunicado_obrig20052013.pdf

  • Comunicados de Imprensa

    Terça-feira, 1 Março 2005
    Comunicado - Resultados Consolidados 2004
     AR-4T_04-2005_03_01.pdf

  • Comunicados de Imprensa

    Terça-feira, 1 Março 2005
    A Sonae Indústria - SGPS, SA informa que a sua participada Tableros de Fibras, SA (TAFISA) solicitou ao CA da Glunz, a convocação de uma Assembleia Geral de Accionistas, com o objectivo de adquirir as acções Glunz detidas por accionistas minoritários...
     Comunicado Glunz.pdf

  • Comunicados de Imprensa

    Quarta-feira, 28 Abril 2004
    A SONAE INDÚSTRIA - SGPS, SA, informa que, em Assembleia Geral realizada na presente data, foi deliberado, por unanimidade, aumentar o capital social de € 500.000.000 para € 700.000.000
     SI20040428-pt.pdf

  • Comunicados de Imprensa

    Quarta-feira, 31 Março 2004
    Sonae Indústria informa sobre operação de financiamento de empresas participadas
     comopfin.pdf

  • Notícias

    Segunda-feira, 15 Dezembro 2003
    Sonae UK e Spanboard Products Ltd - Reestruturação corporativa
    Com efeitos a partir de Janeiro de 2004 e na sequência da reestruturação corporativa da Sonae Indústria no Reino Unido, a Tafisa UK (holding) e a Sonae Tafibra UK (empresa comercial) cessarão a sua actividade. Neste contexto, a Sonae UK e a Spanboard Products Ltd assumirão a actividade industrial e comercial no Reino Unido e na Irlanda, respectivamente. Com esta nova estrutura, pretende-se simplificar a gestão e facilitar a integração dos sistemas de tesouraria e tecnologias de informação. Este processo de racionalização irá reduzir, de forma significativa, o peso administrativo, melhorar o fluxo de informação e facilitar o planeamento. Tendo estas alterações implicações comerciais, é necessário estar atento para que se evitem situações de conflito durante o período de transição. A partir de 1 de Janeiro de 2004, todas as entregas e facturação serão efectuadas pela Sonae UK Ltd. e pela Spanboard Products Ltd. Após esta data, o pagamento de novas encomendas ou serviços devem ser efectuados às empresas emitentes. Dívidas pendentes a 31 de Dezembro de 2003 devem ser remetidas à Sonae Tafibra UK e nos termos acordados anteriormente. Créditos relativos a entregas anteriores a 31 de Dezembro de 2003 serão processados antes da dissolução da Sonae Tafibra UK. A partir de 1 de Janeiro de 2004, novas encomendas ou serviços devem ser dirigidos, na Grã-Bretanha, à Sonae UK Ltd e, na Irlanda, à Spanboard Products Ltd. Os termos e as condições de venda permanecerão os mesmos, independentemente da empresa emitente, sendo, entretanto, emitidos novos exemplares com as alterações referidas. Os contactos nas empresas permanecerão inalterados.
  • Notícias

    Terça-feira, 15 Abril 2003
    A Tafibra na Construmat 2003
    Realiza-se de 26 a 31 de Maio próximo em Barcelona o Salón Internacional de la Construcción - Construmat 2003, no qual a Tafibra, a empresa comercial espanhola da Sonae Indústria, participará com um stand de 121 m2, localizado em M1, Pal.6, Nivel 0, Stand B-113. Os pavimentos Poliface e as soluções para o fabrico de portas são, a par com isolamentos acústicos e outros produtos derivados da madeira, as nossas principais propostas nos domínios da construção e da decoração. Este ano, a Tafibra apresentará a nova colecção de pavimentos Poliface deco, Poliface home e Poliface classic destacando-se duas novidades: o sistema de instalação de pavimento laminado sem cola Poliface inloc click e um novo acabamento da superfície do pavimento, Poliface Natural. O sistema Poliface inloc click é uma alternativa ao tradicional sistema de instalação com cola e permite a aplicação do pavimento sem necessidade de utilização de cola. Este novo sistema está, a partir de agora, disponível em Espanha nas gamas Poliface deco e Poliface home. A outra novidade, na qual a Tafibra aposta fortemente, é um novo acabamento da superfície do pavimento, Poliface Natural, com um aspecto muito semelhante aos pavimentos de madeira maciça tradicionais. Este acabamento está disponível na gama Poliface home com o sistema de encaixe sem cola Poliface home inloc click. A excelência do OSB como substituto da madeira maciça para a produção de pré-aros e aros de portas é outra das novidades propostas pela Tafibra. Os elevados valores de resistência mecânica e de estabilidade dimensional deste derivado da madeira garantem a sua adequabilidade para estas aplicações, conforme é certificado pelo AITIM. Soluções avançadas de isolamento acústico de paredes e tectos com painéis de madeira TAVAPAN®, esteticamente atractivas e ambientalmente adequadas, constituem outro dos pontos fortes da Tafibra na edição 2003 da Construmat. Finalmente, o visitante poderá ainda avaliar a qualidade do aglomerado de alta densidade FM especial para pavimentos técnicos e receber informação especializada sobre estes e outros produtos comercializados pela Tafibra. Visite-nos na Construmat 2003 e partilhe do nosso entusiasmo! www.construmat.com
  • Notícias

    Segunda-feira, 10 Fevereiro 2003
    Sonae Indústria patrocina exposição "Engenho e Obra – a Engenharia em Portugal no Século XX"
    A exposição "Engenho e Obra" foi contruída com base numa larga variedade de produtos derivados de madeira, fornecidos pela Sonae Indústria, um dos patrocinadores oficiais da exposição. Esta Exposição vai estar aberta ao público entre 8 de Janeiro e 2 de Março de 2003, no edifício da Cordoaria, em Lisboa. São 3 mil m2 de exposição dedicada às maiores realizações no campo da engenharia realizadas em Portugal – e nas antigas colónias – durante o século XX. A Exposição contará com 21 núcleos diferentes, ou zonas temáticas, que vão desde os primórdios da engenharia, com as primeiras experiências no campo da electrificação, à física tecnológica e à engenharia biomédica. Pelo meio, seremos guiados pelas grandes realizações nos portos, construção naval e pescas, minas e georecursos, barragens, aplicações ferroviárias e sistemas de informação e comunicação. Todos os núcleos, para além do conteúdo e rigor científico, foram também pensados em termos de espaço cénico, recriando alguns ambientes – como seja a construção de uma grande parede de barragem – ou apresentando grandes maquetas de carruagens de comboio e, até mesmo, carros eléctricos. De ressaltar ainda o núcleo 15, o núcleo das Florestas e seus Derivados. Neste núcleo, o visitante é convidado a entrar numa zona onde encontrará desde as árvores e resíduos de madeira, até ao mobiliário, passando pelos diversos painéis derivados de madeira ou pelo papel, mostrando desta forma o ciclo de vida da madeira e derivados. A FLORESTA REIVENTADA... STAND SONAE INDÚSTRIA A Exposição termina com uma zona dedicada aos patrocinadores, onde a Sonae Indústria conta com um stand inovador (de cerca de 50 m2) e onde os seus produtos estão patentes. Árvores em MDF – aglomerado de fibras de média densidade; chão em OSB – aglomerado de partículas longas e orientadas; um mostruário dos diversos produtos da Sonae Indústria, espalhado por toda a superfície, como tufos de plantas a crescer, desde o aglomerado de partículas, o hardboard ou o termolaminado até aos painéis revestidos a melamina ou folha de madeira – esta é a Floresta da Sonae Indústria ou uma forma diferente de ver a floresta.
  • Notícias

    Quinta-feira, 1 Agosto 2002
    Sonae Indústria unifica estrutura comercial em Portugal
    A Sonae Tafibra lançou no início de Julho a "Campanha 1" com o objectivo de comunicar ao mercado nacional que passou a ser a única estrutura comercial da Sonae Indústria em Portugal, cabendo-lhe a responsabilidade de comercializar toda a sua vastíssima gama de produtos. Até agora, recorde-se, a Sonae Tafibra tinha a seu cargo a comercialização dos derivados de madeira (paineis) produzidos pela Sonae Indústria, cabendo à Poliface a responsabilidade pela comercialização dos componentes (post-forming, flooring, gavetas, portas, perfis e kit’s). A concentração das duas anteriores empresas comerciais da Sonae Indústria numa única entidade permitirá ao cliente aperceber-se mais facilmente da grande diversidade dos produtos disponibilizados pela Empresa. A campanha de comunicação ao mercado desta nova realidade tem como lema: "Um mundo, um só nome" e conta com o apoio activo dos distribuidores, sendo nas suas próprias instalações que a campanha é concretizada de uma forma mais intensa, nomeadamente através da colocação de bolsas com folhetos explicativos sobre toda a variedade de produtos da Sonae Indústria que passam a ser comercializados pela Sonae Tafibra. Entretanto, a empresa tem vindo a concretizar um conjunto de acções de marketing que se traduzem na divulgação de novos produtos e/ou novas colecções. No 1º trimestre do ano, ocorreu um road-show, onde foi apresentada a nova Colecção 21 e a nova Colecção Lamipan a mais de 250 colaboradores da rede dos nossos distribuidores recomendados. Também outras acções foram executadas, normalmente denominadas "Semanas Xx", as quais servem para novos lançamentos ou alterações nas políticas de produto. Assim, em Maio foi executada a "Semana A/B+" (nova variante do Lamipan), em Junho a "Semana RW" (produto de folha de madeira reconstruida, que é uma extensão da linha Lamipan), e em Julho a "Semana Acabamentos" na qual foi lançada uma nova política dos produtos revestidos a papeis melamínicos, alterada de forma a potenciar o desenvolvimento do mercado dos fabricantes de mobiliário nacionais.
  • Notícias

    Segunda-feira, 10 Dezembro 2001
    POGAB inaugura fábrica de desenrolagem de folha de madeira
    A POGAB (Placages d’Okoumé du Gabon) inaugurou, no passado dia 9 de Outubro de 2001, em Owendo uma fábrica de desenrolagem de folha de madeira, resultado de um investimento de cerca de 9 milhões de F.CFA. Presentes estiveram, entre outras personalidades, o Chefe de Estado do Gabão – Omar Bongo-, e o Ministro das Águas e da Floresta – Richard Onouviet-, que destacaram a importância deste investimento no espectro nacional e internacional no âmbito do sector da fileira de madeira. O Director Geral da POGAB – Robert Bloch, declarou que a inauguração desta fábrica é produto da convergência de interesses, por um lado, da política de industrialização do Gabão, promovendo a transformação local da matéria-prima, e por outro lado do accionista (SONAE) que, transformando a matéria-prima na origem, garante à partida o seu aprovisionamento e demonstra confiança no desenvolvimento do país. Esta fábrica conta com 161 colaboradores, dos quais 6 são estrangeiros, e produz em regime de laboração continua em 3 turnos. Com uma capacidade produtiva anual de 56 000 m3 , a sua produção destina-se exclusivamente à exportação para a Europa, Estados Unidos e países da bacia do Mediterrâneo, prevendo um volume de negócios de cerca de 12 milhões de F.CFA. O consumo anual de madeira de Okoumé é de 80 000 m3, sendo a matéria-prima lenhosa fornecida pela empresa Leroy Gabon, que assegura a preservação da floresta Gabonesa, uma vez que só utiliza madeira proveniente das florestas por ela geridas e exploradas. A POGAB é uma sociedade anónima que nasceu da vontade do Grupo SONAE em participar no processo de industrialização da fileira da madeira no Gabão e, cujo objectivo é tornar-se o ícone da qualidade e performance no mercado.
  • Notícias

    Terça-feira, 13 Novembro 2001
    Sonae Indústria na ZOW 2001 Pordenone
    O conceito de workshop ZOW, que foi destacado como o factor crucial para o sucesso da East Westphalia, feira especializada para fornecedores realizada em Bad Salzuflen, na Alemanha, também é um elemento fundamental do evento que teve lugar no mês de Outubro, em Itália. Zonas de exposição abertas e relativamente uniformes, combinadas com espaços livres para troca de ideias, facilitaram e incentivaram o contacto entre os participantes e os visitantes. Em cada pavilhão da exposição existiam "Il Caffé", pontos de encontro centrais que proporcionaram um espaço para contacto com clientes. Em Pordenone, naturalmente tinham o aspecto de um típico Café italiano. Para além disso, os visitantes tinham ao seu dispor, perto da recepção, um restaurante que servia especialidades mediterrânicas à hora de almoço. Esta exposição realiza-se no centro da principal região italiana de fabrico de mobiliário, Friuli Venezia Giulia. Mais de 240 empresas provenientes de 12 países apresentaram os seus produtos em Pordenone, no centro de Friuli Venezia Giulia, a principal região italiana de fabrico de mobiliário. Para além dos expositores italianos, a Áustria e a Alemanha foram os países com maior representação. A gama de produtos estava vocacionada precisamente para a procura ao nível da indústria de mobiliário no centro e no sul da Europa, bem como nos países mediterrânicos: acessórios, produtos químicos, sistemas e peças para mobiliário, produtos semi-acabados, superfícies, produtos para decoração de interiores, estofos, tecidos e couro, bem como outros componentes. O principal alvo da ZOW em Pordenone foram os grupos de produtos "superfícies" e "acessórios". Esta exposição aberta e especializada destinada aos sectores do mobiliário, dos prestadores de serviços e da decoração de interiores deu-nos a oportunidade de apresentar a nossa gama alargada de produtos a fim de ir ao encontro das necessidades do mercado italiano. A Sonae Indústria apresentou-se como um parceiro competente para o segmento da decoração através da exposição do conjunto de produtos decorativos da Collection 21. Para a Sonae Indústria, o ano 2001 destaca-se devido aos enormes investimentos realizados no sentido de satisfazer as necessidades dos seus clientes. Este facto deve ser divulgado a fim de se beneficiar da abertura do mercado italiano e de aumentar as exportações para Itália, em especial ao nível de MFC. Como já mencionado, o ponto principal foi a Collection 21 enquanto elemento de ligação do grupo. Para além dos produtos MFC, o "Sistema de Produto" relacionado com a Collection 21, constituído por produtos HPL, também foi apresentado, juntamente com MDF Fino pintado e MFC com os mesmos motivos decorativos da gama da Collection 21, bem como outros acessórios. Para tornar os elementos decorativos o mais atraentes possível, a maioria dos produtos foi apresentada sobre um fundo negro feito com TOPAN Form Preto. O stand surgiu com um contraste preto-branco muito interessante, com o uso do branco limitado aos produtos da Collection 21. As empresas apresentaram amostras da sua gama de melamina decorativa. Foram usados dois grandes posters para apresentar as novas unidades do grupo - Linares, Le Creusot, Lure e Nettgau – com duas fotografias de cada uma delas acompanhadas pela referência às suas gamas de produtos e às suas capacidades de produção. Para além do MFC, o MDF Fino pintado, revelou-se particularmente interessante para os especialistas que visitaram esta feira. Noutra zona do stand, as empresas apresentam uma selecção de produtos decorativos e não-decorativos especialmente importantes para o mercado italiano. Dois posters promoveram o MDF e o OSB como derivados de madeira úteis e modernos para a indústria do mobiliário.
  • Notícias

    Sexta-feira, 12 Outubro 2001
    Office Solution 2001
    A participação da Tafisa na Office Solution 2001, uma das maiores feiras brasileiras em soluções integradas para escritórios, reforçou a posição da Sonae Indústria como líder mundial. A feira, com 22.000m² de exposição, foi realizada na cidade de São Paulo, no período compreendido entre os dias 11 e 15 de Setembro de 2001 e contou com 220 expositores e a visita de 46.000 pessoas. Os visitantes da feira, na sua maioria arquitectos e designers - número comprovado pelo índice de 90% dos 2.000 visitantes registados no nosso stand -, puderam observar o lançamento de novos produtos e novas tendências de design para o sector de escritórios. Com um stand novamente arrojado, a Tafisa reforçou o sucesso verificado na Fimma 2001 entre os clientes de painéis e surpreendeu os clientes de flooring. Para o lançamento da "Poliface 2002 Collection" (7 novos padrões) e da "Tafisa Global Collection" realizou-se no dia 13 de Setembro, um evento especial para 200 pessoas, onde recebemos a visita dos 30 maiores clientes. Neste evento foi lançado também, o novo formato de 1,80m para pisos laminados, exclusividade Poliface no Brasil.
  • Notícias

    Domingo, 30 Setembro 2001
    Brasil: nova linha vai duplicar produção de MDF
    Após conclusão da sua unidade fabril inicial, a empresa promoveu dois outros importantes investimentos, sendo o primeiro a fábrica de pavimentos Poliface e agora, mais recentemente, a concretização do início de operação da segunda linha dos painéis de MDF. A segunda linha de produção vai contribuir para o aumento da produção de MDF, hoje considerado um produto indispensável na indústria de mobiliário, sendo a produção actual de 145 mil metros cúbicos por ano. Com a expansão, a capacidade produtiva atingirá os 325 mil metros cúbicos por ano. Os investimentos para colocar em operação a segunda linha foram orçamentados em U$80 milhões. No passado dia 23 de Agosto colaboradores, técnicos e directores da empresa assistiram à produção da primeira placa de MDF. O director geral da Tafisa Brasil - Edson Ungarelli - acompanhou o lançamento.
  • Notícias

    Segunda-feira, 10 Setembro 2001
    Arranque de Produção em Nettgau
    As primeiras placas de aglomerado de partículas saíram da linha de produção dentro do prazo previsto no novo centro de derivados de madeira na Glunz AG A 15 de Agosto de 2001, o funcionamento do novo equipamento de produção da unidade em Nettgau arrancou e a primeira placa de aglomerado de partículas saiu da linha de produção perante os aplausos de todos os presentes. Tudo correu conforme o previsto e as máquinas começaram a trabalhar dentro do prazo. Durante as próximas semanas serão efectuados alguns ajustes técnicos e a empresa tem a certeza de que o arranque oficial da produção terá lugar na data prevista, dentro de cerca de um mês. Com a produção de placas de aglomerado de partículas revestidas com melamina, a Glunz AG estará numa posição que permitirá aumentar significativamente a sua fatia do mercado de produtos de valor acrescentado. O início da produção de OSB está previsto para Outubro deste ano. As duas máquinas Conti-Roll produzirão diariamente 2.250 m³ de aglomerado de partículas e 1.500 m³ de OSB. Três prensas de ciclo curto irão assegurar a produção de placas de aglomerado de partículas revestidas a melamina - satisfazendo as exigências técnicas mais recentes da indústria e da produção artesanal de mobiliário. A tecnologia de ponta usada nas instalações de elevação, bem como no armazenamento e noutras fases de processamento das placas, está relacionada com tecnologia de informação normalizada do sector. Os sectores de construção e de fabrico apresentam grandes potencialidades em termos de vendas para estes desenvolvimentos. A abertura das novas unidades de produção em Nettgau irá contribuir para fazer da Sonae Indústria o maior fabricante de derivados de madeira ao nível mundial, com uma capacidade de produção anual de mais de 10 milhões de metros cúbicos desse tipo de produtos.
  • Notícias

    Quinta-feira, 30 Agosto 2001
    Lure (França) Novos desenvolvimentos
    Em Julho, a fábrica de Lure produziu a sua primeira placa de aglomerado, duas semanas mais cedo do que o previsto. Foram desenvolvidos um programa de marketing, serviço de corte e novos formatos a fim de satisfazer as expectativas do mercado. Crús ou revestidos com melamina, a fábrica de Lure oferece actualmente quatro novos formatos de aglomerado. A gama NOVOLAM está disponível em todos os formatos e tipos de espessura necessários. Graças a um sistema de controlo de produção e de transporte a partir da origem, a entrega de encomendas pode ser programada a fim de garantir uma entrega extremamente rápida. Equipada com uma linha de corte, a fábrica de Lure dispõe de instrumentos de produção de vanguarda em termos tecnológicos. Com as dimensões de entrada a variar entre os 1.500 e os 5.700 mm de comprimento e os 1.200 e os 2.600 mm de largura, as possibilidades de variação são enormes. Assim, passam a estar disponíveis diferentes formatos mediante pedido prévio. Por último, estando integrada no centro de corte, a operação de embalamento do aglomerado é realizada no local, garantindo a qualidade do produto no final da sua produção, bem como a economia de tempo no processo de fabrico. A fábrica de Lure representa agora a excelência em termos de capacidade de desempenho e de uma oferta global, podendo apresentar uma solução para todas as necessidades existentes.
  • Notícias

    Sexta-feira, 17 Agosto 2001
    Le Creusot (França) lança nova linha de produção de MDF
    Em funcionamento desde Julho, a fábrica de Creusot produziu recentemente as suas primeiras placas de MDF ultra-fino. A instalação da nova linha de produção garante uma capacidade de fabrico de qualidade elevada, com características mecânicas e dimensionais que são constantes e reproduzíveis. Para painéis derivados de madeira que exigem uma calibragem perfeita, como acontece com os empregues no fabrico de portas, a unidade fabril está equipada com a última geração de equipamento para acabamento. Este garante uma qualidade superior em termos de acabamento de superfície e uma consistência regular ao nível da espessura. A fábrica também está equipada com equipamento de corte e com uma linha integrada de embalamento, podendo satisfazer um número elevado de pedidos. A última inovação é a instalação na unidade de uma linha de lacagem. Em funcionamento desde Setembro, esta linha irá produzir placas derivadas de madeira lacadas e impressas num ou em ambos os lados. Por último, a fábrica encontra-se organizada em torno de uma manutenção dinâmica de stocks, tendo capacidade para armazenar até 2.500 m3 de placas. Este stock regular possibilita a disponibilidade permanente de todos os formatos básicos, optimizando dessa forma a flexibilidade e a capacidade de resposta.
  • Notícias

    Terça-feira, 14 Agosto 2001
    Sonae SGPS reforça posição na Sonae Indústria
    A Sonae - SGPS, S.A., torna público, nos termos e para os efeitos do disposto no Art. 16º e no nº 3 do Art. 17º do Código dos Valores Mobiliários, ter ultrapassado a percentagem de 90% dos direitos de voto correspondentes à sua participação no capital social da Sonae Indústria - SGPS, S.A., sociedade aberta, no dia 13 de Agosto de 2001, tendo a respectiva participação sido adquirida em resultado de subscrição do aumento de capital social e rateio, realizado em numerário no valor de 219 397 540 Euros, ficando assim titular de 92 047 366 acções, representativas de 92.0474% do capital social desta sociedade, a que corresponde idêntica percentagem de direitos de voto.
  • Notícias

    Quinta-feira, 31 Maio 2001
    INTERZUM'01 - The Balance
    A Interzum é uma das principais e mais importantes feiras para produtos, componentes e acessórios de mobiliário e decoração. No seguimento do que é habitual, desde 1985, a Sonae Indústria esteve presente em mais uma edição - INTERZUM'01 - que teve lugar em Colónia (Alemanha) de 18 a 22 Maio 2001. Os objectivos da participação da Sonae Indústria nesta feira foram: · Consolidar a imagem institucional do Grupo como um dos líderes no mercado do sector dos derivados de madeira; · Promover a vasta gama de produtos disponíveis nas empresas da Sonae Indústria como sua principal vantagem competitiva; · Mostrar a dimensão global do Grupo. Outros objectivos presentes na participação na Interzum foram o de sublinhar o princípio da sustentabilidade florestal e das preocupações ambientais da Sonae Indústria, bem como informar acerca dos elevados níveis de investimento para o aumento da capacidade produtiva. O projecto de participação na feira deveria contemplar a execução de um stand com uma forte componente comercial e centro de negócios, de modo a permitir um melhor contacto com os actuais e potenciais clientes, especialmente dos mercados de exportação, sem esquecer os clientes do mercado doméstico. A importância deste evento para a Sonae Indústria foi demonstrado pelo seu cariz internacional, traduzido no número de visitantes de 66 países diferentes. O número total de visitantes registados foi de 410. Houve um ligeiro aumento do número de visitantes dos mercados de exportação relativamente aos valores da edição de 1999, de 50% para 52% do número total de visitantes registados. No respeitante aos produtos solicitados, a maior procura foi de MDF (27,3%), seguido de MFC (17,9%), PB (10,2%), HPL (8,4%) e por fim, o OSB (6,5%). Apesar de ainda não ser objectivamente possível avaliar o verdadeiro e efectivo impacto económico da nossa participação na INTERZUM'01, há a registar a elaboração de alguns negócios e de importantes contactos comercais. As novas oportunidades de negócio terão que ser confirmadas no decorrer dos futuros contactos com esses potenciais clientes. Fica, no entanto claro, pela opinião unânime, que o principal e mais importante objectivo a atingir com a participação da Sonae Indústria nesta feira é promover os negócios nos mercados de exportação, concentração na assistência dos actuais e potenciais clientes dando, ao mesmo tempo, a devida atenção aos clientes dos mercados domésticos. Concluindo, os objectivos da participação da Sonae Indústria na INTERZUM'01 foram atingidos. Para tal contribuiram as experiências adquiridas nas anteriores edições, permitindo uma melhor desenvolvimento do projecto. Espera-se que as próximas edições sejam reflexo de um contínuo melhoramento.
  • Notícias

    Sexta-feira, 30 Março 2001
    TAFISA BRASIL na FIMMA 2001
    Aberta ao público pelo Governador do Estado do Rio Grande do Sul, a FIMMA 2001 - Feira Internacional de Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira, uma das maiores feiras do mundo do sector - consolidou a marca TAFISA no Brasil, reafirmando sua parceria com a Indústria do Mobiliário. A feira, que teve lugar num dos maiores pólos do mobiliário do Brasil, Bento Gonçalves/RS, realizou-se de 20 a 24 de Março num dos maiores parques de eventos da América Latina. Com 320 mil m² de área de exposição, contou com a presença de 600 expositores, 34.000 visitantes nacionais e estrangeiros (cerca de 30 países) e gerou um movimento de aproximadamente U$ 260 milhões. Destacando-se desde o acesso principal, onde inserimos um globo revestido em placas de MDF, a Tafisa surpreendeu os visitantes da feira com o seu stand de concepção arrojada, que sustentava a cúpula do globo mundial remetendo para a globalização da empresa. A participação da TAFISA na FIMMA 2001 reforçou a imagem de líder mundial, tendo recebido no seu stand a visita de principais clientes do segmento do mobiliário.
  • Notícias

    Sexta-feira, 16 Março 2001
    POLIFACE CHINA
    Foi recentemente aprovado pelo Governo Chinês a criação de um escritório de representação da POLIFACE na China, o qual se encontra em fase de registro. A criação do escritório POLIFACE CHINA visa, entre outros objectivos, o desenvolvimento imediato do mercado de flooring, que hoje tem um consumo na ordem de 50 milhões de m2 , dos quais 40% importados. O escritório situa-se no sul da China, em Guangzhou e nesta primeira fase a POLIFACE CHINA contará com quatro colaboradores, entre os quais a responsável Ellen Su.
  • Notícias

    Sexta-feira, 16 Fevereiro 2001
    Certificação ISO 14001 para Eiweiler e Meppen
    As fábricas da Glunz em Eiweiler e em Meppen concluíram a implementação de um sistema de gestão que obedece à legislação pertinente em termos ambientais, minimiza o impacto ao nível ambiental em aspectos como ruído, emissões e resíduos, e utiliza eficazmente os recursos naturais com o apoio de tecnologia moderna. Este sistema de gestão, assente num aperfeiçoamento contínuo, foi desenvolvido de acordo com a norma DIN EN ISO 14001. A fábrica de MDF em Eiweiler concluiu a implementação do sistema de gestão ambiental no ano passado e a certificação foi atribuída em 19 de Dezembro. Os departamentos de produção e desenvolvimento, juntamente com o departamento de vendas da fábrica de MDF em Meppen, também receberam a certificação ao abrigo da norma DIN EN ISO 14001 acima referida em 15 de Fevereiro de 2001. O respeito pela legislação e regulamentação ao nível ambiental, bem como pela norma DIN EN ISO 14001, foi sujeito a avaliação e os sistemas de gestão ambiental obtiveram a respectiva certificação. Com esta certificação, ambas as fábricas contribuíram para o empenho da SONAE.
  • Notícias

    Quinta-feira, 28 Dezembro 2000
    Fusão SIAF / CASCA
    No âmbito do processo de reorganização dos negócios da Sonae Indústria, realizou-se em 28 de Dezembro a escritura pública referente ao processo de cisão - fusão da SIAF e da CASCA - Sociedade de Revestimentos, S.A. Este evento é resultado da concentração e racionalização das respectivas actividades industriais. A CASCA passa assim a deter todos os activos e passivos respeitantes à actividade industrial, anteriormente desenvolvida pela SIAF, bem como a assumir todas as respectivas operações e relações daí resultantes.
  • Notícias

    Quinta-feira, 9 Novembro 2000
    Investimentos da Sonae Indústria: milhões em fábrica de aglomerado
    A Sonae Indústria investiu mais de 300 milhões de Rands no desenvolvimento de uma moderna unidade de produção de aglomerado perto de Piet Retief em Mpumalanga. Este investimento vem juntar-se à aquisição, por um montante não revelado, da Sappi Novobord, que inclui fábricas em White River e em George. A fábrica, que foi oficialmente inaugurada pelo Presidente da empresa holding da Sonae Indústria, a Sonae SGPS, Belmiro Mendes de Azevedo, terá um impacto significativo na indústria de painéis na África do Sul, permitindo satisfazer a procura actual e dessa forma reduzir a necessidade de importação. O ramo sul-africano da Sonae Indústria vai operar sob o nome de Sonae Novobord e usar a marca de renome Novobord como logotipo da empresa. O Director Geral da Sonae Novobord, Sidney Coetzee, afirmou durante a inauguração que o investimento da Sonae Indústria constituiu não só um investimento de capitais necessário para o país, mas também um contributo importante em termos de especialização técnica, bem como uma gama alargada de produtos - factores que, no seu conjunto, representam uma mais valia para a indústria de painéis da África do Sul. "A Sonae Indústria investiu fortemente numa indústria que há já quase dez anos não beneficiava de qualquer tipo de investimento significativo na África do Sul. A fábrica impulsionou de forma significativa a economia na região de Mpumalanga, tendo assegurado postos de trabalho durante e após a sua construção para a comunidade de Panbult. Para além disso, os consumidores sul-africanos de produtos derivados de madeira podem contar com uma nova gama de produtos inicialmente fabricados pelas unidades da Sonae noutras regiões do mundo. Alguns produtos que estão a ser bem recebidos por consumidores noutras regiões do mundo serão disponibilizados na África do Sul num futuro próximo. Os produtos incluem flooring e laminados de alta pressão usados em mobiliário e em aplicações para cozinhas." O Vice-Presidente da Sonae Indústria, Sergio Gonzalez Andion, afirmou que este investimento na África do Sul faz parte integrante da visão da empresa para ser um interveniente verdadeiramente global nesta indústria. A Sonae Indústria está empenhada numa gestão ambiental integrada e tem uma Política Ambiental que garante que todas as suas operações obedecem às directrizes rigorosas existentes. Para além disso, e como base de apoio para o seu empenho na protecção do ambiente, as empresas da Sonae Indústria são encorajadas a obter a certificação de qualidade em termos ambientais ao abrigo da norma ISO 14000. Um sistema informático avançado, usado em todo o mundo pelas fábricas Sonae, vai proporcionar um serviço de qualidade superior aos clientes da Sonae Novobord. Para além disso, graças ao apoio de um grupo empresarial com a capacidade financeira do Grupo Sonae, com um volume de vendas superior a 5,3 biliões de Euros, a indústria de mobiliário sul-africana pode contar com alguns produtos excepcionais de qualidade superior provenientes de uma fábrica de gabarito mundial.
  • Notícias

    Segunda-feira, 25 Setembro 2000
    Tafisa Brasil anuncia nova unidade de produção
    A Tafisa Brasil S.A., juntamente com o Governo do Estado do Paraná, anunciou no passado dia 1 de Agosto a ampliação da capacidade produtiva do site de Piên. O novo investimento contempla a construção de uma unidade de produção de MDF, com capacidade de 180.000 m³/ano, além de uma nova linha de revestimento melamínico de 1.100.000 m²/mês e de uma unidade de cut-to-size. A nova unidade de MDF dará à Tafisa a posição de líder deste produto no mercado brasileiro. Esta ampliação de capacidade produtiva vai de encontro aos anseios das necessidades de demanda dos clientes da Tafisa Brasil contribuindo, portanto, para o desenvolvimento de aplicações em MDF no mercado nacional. A nova unidade tem início de operação previsto para o final do primeiro trimestre de 2001.
  • Notícias

    Quarta-feira, 20 Setembro 2000
    Projecto Saône - novas linhas de produção de MDF fino e de acabamento em Creusot
    O projecto de instalação de uma nova linha de produção na unidade de Creusot (Saône e Loire) entra na sua fase final. Este projecto compreende a substituição da calandra antiga por uma nova linha de 23,8 m, com uma capacidade anual de 115.000 m³ e a instalação de uma linha de acabamento moderna. As obras de construção do edifício e dos acessos deverão distribuir-se ao longo do 2º semestre de 2000 a fim de permitir a instalação das novas linhas no 1º semestre de 2001. O início da produção está previsto para o 3º trimestre de 2001. Este considerável investimento da Sonae Indústria, de cerca de 200 milhões de francos, confirma a vontade de reforçar a posição do grupo nos mercados do aglomerado fino e da indústria do mobiliário na Europa. Situada no coração da Borgonha, a menos de 300 km do norte de Itália, da Suíça e do sul da Alemanha, a fábrica de Creusot apresenta uma localização privilegiada entre as regiões fornecedoras de madeira e os mercados mais importantes.
  • Notícias

    Quarta-feira, 6 Setembro 2000
    Sappi Novobord - processo de aquisição chega ao fim
    Embora o negócio entre a Sonae e a Sappi Novobord tenha sido fechado a 23 de Maio, a realidade é que só se tornaria válido depois de receber a aprovação do Competitions Board (Conselho para a Concorrência) que demoraria três meses a conceder essa aprovação. Finalmente, a 8 de Agosto de 2000, foi recebida a aprovação por escrito do Competitions Board (Conselho para a Concorrência), eliminando-se desta forma o último obstáculo antes da concretização final das negociações. A aquisição tem um impacto importante em vários aspectos do posicionamento da Sonae em relação aos seus interesses na África do Sul. Através do aumento da sua capacidade de produção, a empresa criou a oportunidade de se tornar o maior fornecedor de aglomerado na África do Sul. Não só aumentou a sua capacidade de produção, mas também a diversidade dos seus produtos com a possibilidade de fornecer MDF através da sua fábrica de White River. A gama de produtos Sappi Novobord será mantida juntamente com a identidade "Novobord" que foi integrada na nova designação social da empresa "Sonae Novobord". A situação geográfica das fábricas vai permitir ao grupo fornecer a região do Cabo numa base mais competitiva, reduzindo a distância máxima até ao cliente de 1.700 km para 600 km. A capacidade de produção anterior da fábrica da Tafibra era de 120.000 m³ por ano, tendo sofrido um aumento para 325 000 m³ de capacidade de produção de aglomerado de partículas. O número de colaboradores vai sofrer um aumento de 367 pessoas, atingindo um total de 504.
  • Notícias

    Sábado, 8 Julho 2000
    O Duque de Edimburgo inaugura a "Challenger"
    Uma visita às instalações e o descerramento de uma placa comemorativa por Sua Alteza Real o Príncipe Filipe, Duque de Edimburgo, assinalaram a inauguração oficial da fábrica de aglomerado da Sonae em Knowsley, Merseyside, a 7 de Julho de 2000. O Duque de Edimburgo visitou a fábrica no valor de 70 milhões de libras, conhecida como "Challenger", juntamente com o Presidente do Grupo Sonae - Belmiro de Azevedo - , o Director-Geral da fábrica de Knowsley - Manuel Pombo - e dignitários locais, incluindo os embaixadores de Portugal e do Reino Unido e o Secretário de Estado da Indústria de Portugal. A visita incluiu várias zonas da fábrica tais como as instalações para descarga de veículos, os silos de armazenamento, a sala de controlo, o laboratório, as prensas de aglomerado e de melamina, e a zona de acabamento e de corte. O Príncipe Filipe assistiu também a uma apresentação multimédia sobre a unidade fabril com tecnologia de ponta e descerrou uma placa comemorativa perante mais de 200 convidados do Reino Unido e de todo o mundo. Foi igualmente anunciada a certificação da Sonae UK pelo FSC- Forest Stewardship Council (Conselho de Gestão da Floresta) e da certificação ao abrigo da norma ISO 9002. A fábrica emprega mais de 200 pessoas e é a unidade fabril mais avançada do seu género no Reino Unido. A Challenger faz parte do programa de globalização do Grupo Sonae, o qual inclui novos investimentos nas zonas estratégicas do mercado da América do Norte, da América do Sul, de África e da Europa.
  • Notícias

    Terça-feira, 20 Junho 2000
    TAFISA CANADA Inaugura 2ª linha de aglomerado
    No passado dia 15 de Junho 2000, a Tafisa Canada inaugurou oficialmente a 2ª linha de aglomerado, um investimento de 180 milhões CAD (dólares canadianos) que faz desta empresa a maior do mundo, com uma produção prevista de 1 milhão de metros cúbicos anuais. Belmiro de Azevedo participou nas celebrações acompanhado pelo Vice Primeiro Ministro do Quebec, Bernard Landry, pela Ministra do Trabalho e do Emprego do Quebec, Diane Lemieux, e pelo Secretário de Estado da Indústria e da Energia de Portugal, Vitor Manuel da Silva Santos. Também estiveram presentes diversos dirigentes da Sonae Indústria, clientes e fornecedores, tal como as pessoas que estiveram directa e indirectamente ligadas ao projecto de expansão, representando ao todo uma plateia de cerca de 500 convidados. De referir os comentários sobre a prosperidade trazida à região por este investimento, da criação de 202 postos de trabalho nos últimos 10 anos, da abertura do Quebec a investimentos estrangeiros e das boas relações de cooperação existentes. A Tafisa Canadá tem já uma representação de 10% no mercado norte-americano. Belmiro de Azevedo voltou a reiterar a importância deste projecto na implementação da Sonae Indústria na América do Norte, evidenciando a modernidade e a capacidade produtiva da Tafisa Canadá "uma das mais importantes fábricas do mundo dentro do ramo".
  • Notícias

    Quinta-feira, 15 Junho 2000
    Tafisa Canadá investiu $180 Milhões (dólares canadianos) para quadriplicar a produção na sua fábrica em Lac-Mégantic.
    Este investimento promete um futuro brilhante para a fábrica. Lac-Mégantic, 15 de Junho 2000 - A Tafisa Canadá inaugurou hoje oficialmente uma segunda linha de produção de aglomerado de partículas na sua fábrica de Lac Mégantic, um projecto que envolveu um investimento de $180 Milhões ( dólares canadianos). Este projecto acabou por ser maior do que o inicialmente anunciado pela companhia em 1997; a produção desta fábrica irá quadriplicar em vez de apenas triplicar tal como tinha sido inicialmente planeado. A capacidade actual da fábrica que é de 270.000 m3 sobe assim para 1.000.000 m3 em vez dos 750.000 m3 , representando 10% do consumo de aglomerado de partículas na América do Norte. Um dos principais benefícios do notável crescimento da fábrica de Lac Mégantic foi a criação de postos de trabalho. Em menos de 10 anos, o número de colaboradores aumentou de 60 para 262, um aumento de praticamente 440%. Os contínuos melhoramentos na fábrica de Lac Mégantic tornaram-na "numa das maiores fábricas do seu género no mundo " de acordo com Belmiro de Azevedo, Presidente do Grupo Sonae e accionista maioritário da companhia detentora da Tafisa Canadá. O Director Geral da Tafisa Canadá, Claude R. Livenoche, salientou a nova posição da companhia no mercado norte americano. A expansão permitirá à companhia fornecer os maiores utilizadores de aglomerado de partículas da América do Norte. De acordo com o Sr. Livernoche, a inauguração da segunda linha de produção de aglomerado de partículas "confirma o estrondoso sucesso de um trabalho de equipa cujas características chave têm sido a competência e a qualidade. (…) Tafisa Canadá não estaria onde está hoje se não tivesse podido contar sempre, com o dinamismo, profissionalismo e empenhamento (…) duma mäo d'obra de alta qualidade que faz inveja a muitas empresas do mundo inteiro". Durante a cerimónia, onde esteve presente Mr. Bernard Landry, Vice Primeiro Ministro de Quebec e Ministro da Economia e Finanças e o Prof. Vitor Manuel da Silva Santos, Secretário de Estado da Indústria e Energia, representante do Primeiro Ministro de Portugal, o Senhor Livernoche salientou a colaboração dos parceiros financeiros da companhia, nomeadamente a Panomeg e Investissement Canadá, que apoiaram a expansão da Tafisa Canadá desde o início. Detida pela Euromégantic Inc., Panomeg Inc. ( um grupo de investidores da região de Lac-Mégantic) e Investissement-Quebéc, a Tafisa Canadá é uma subsidiária da Tafisa, SA., a empresa espanhola que gere fábricas em vários países reconhecidos pela sua experiência na manufactura de aglomerado crú e revestido a melamina. A Tafisa, S.A. faz parte da Sonae Indústria, o grupo industrial líder mundial na indústria de painéis de madeira.
  • Notícias

    Sexta-feira, 19 Maio 2000
    Tafisa Brasil marca presença em Feiras do Sector
    Expondo novamente na FIQ (Feira Internacional da Qualidade em Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para a Indústria de Mobiliário) em Arapongas(Paraná), a Tafisa Brasil volta a marcar presença no evento considerado um dos mais importantes para o sector de mobiliário. A FIQ, realizada entre 24 e 29 de Abril, contou com mais de 300 expositores e uma perspectiva de comercialização de R$ 200 milhões. Teve um público visitante aproximado de 50 mil pessoas de várias regiões do país e do exterior, divididos em indústrias de móveis (54%), lojistas de ferramentas e acessórios (15%), representantes comerciais (12%), prestadores de serviços/marceneiros (11%). O evento torna-se cenário relevante para o posicionamento institucional da Tafisa, que mostrou ao sector de painéis os novos padrões de Revestimento em BP (Baixa Pressão) e FF (Finish Foil). Faz parte da coleção o Finish Foil reenvernizável nas versões Mogno Real e Marfim Imperial. Com esta opção, a Tafisa oferece ao mercado um FF mais resistente e com a possibilidade de confecção de móveis com alto brilho. Já nos revestimentos de Baixa Pressão (BP) foram lançados novas referências de madeira, com destaque para o Manzano, o Wengue e o Maple. Entre 11 e 15 de Abril a Poliface esteve presente na FEICON (Feira Internacional da Construção) realizada em São Paulo. O evento consolidou-se no mercado como o maior acontecimento da América Latina no campo da construção, contando com a participação de cerca de 10 países da Europa, Ásia e Américas. A FEICON atraiu a atenção das mais importantes empresas do ramo de Construção Civil além de Arquitectos e Decoradores. Na oportunidade foram apresentadas as novas referências de pisos Poliface para o mercado sul-americano. Num espaço de 34.000 m2, cerca de 550 empresas mostraram os seus produtos a mais de 150.000 visitantes. Um dos destaques no Stand foi a exibição do atributo resistência à água do piso Traffic Marine que também será comercializado no Brasil. Mais uma vez ficou bastante claro que a inovação dos produtos Tafisa/Poliface acompanha as tendências mundiais e as necessidades do sector nacional.
  • Notícias

    Quarta-feira, 10 Maio 2000
    "Holzbau und Ausbau" Glunz na Feira em Friedrichshafen (Bodensee)
    Com uma interessante gama alargada de produtos, a Glunz AG marcou presença na Feira "Holzbau und Ausbau" deste ano, de 4 a 7 de Maio de 2000, em Friedrichshafen, Alemanha. Esta Feira serve de guia para todos os carpinteiros e outros profissionais do sector da madeira na Alemanha. Os pontos em destaque no stand foram os seguintes: Componentes de sistema para a construção moderna de caixilharia em madeira, desde a placa para telhados e paredes Agepan DWD, introduzida recentemente no mercado com assinalável sucesso (novidade: agora também disponível como placa de 12 mm, aprovada por fiscais de obras) até ao programa novo e vasto de suportes em duplo T Agepan. Para o Agepan DWD havia na "Holzbau und Ausbau" um novo e prático manual de instruções orientado para o trabalho prático. Resultante duma estreita cooperação com a Isoroy, a Glunz conseguiu apresentar uma gama de aglomerado de partículas macio, um produto muito interessante em termos biológicos e arquitecturais para o isolamento de telhados, paredes, fachadas e pavimentos. Um interesse especial suscitou o Agepan IWP, produto apresentado ao público pela primeira vez e que consiste numa placa para paredes interiores produzida com base em MDF, directamente revestível com papel decorativo, que deverá começar a ser comercializada no Outono do corrente ano. O recurso à Internet e aos meios de comunicação modernos também merecem a atenção do importante fornecedor do sector da Construção que é a Glunz. Os visitantes da "Holzbau und Ausbau" puderam experimentar pela primeira vez o "Catálogo Virtual de Produtos", em breve disponível, que concentra todo o espectro de produtos e serviços da empresa num CD-ROM. Este CD-ROM pode ser adquirido mediante pré-pagamento em cheque no valor de DM 13.
  • Notícias

    Segunda-feira, 10 Abril 2000
    Presidente da República Portuguesa visita SONAE
    No passado dia 4 Abril 2000 a SONAE (Maia) recebeu a visita de sua Excia. o Presidente da República Portuguesa e a sua comitiva, composta por inúmeras individualidades da Administração Pública, entre as quais o Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Engº Victor Barros, responsável pela produção e implementação da política florestal do país. Esta visita realizou-se no âmbito da presidência aberta subordinada ao tema "Florestas", com uma duração de 4 dias, através da qual o PR pretendeu "contribuir para a melhor compreensão" de uma sector que considera "muitas vezes esquecido". No "briefing" de apresentação da Sonae Indústria, o Engº Belmiro de Azevedo transmitiu mais uma vez a sua incompreensão face "à inacção e imobilismo" do Governo em relação ao sector florestal. O Presidente do Grupo aproveitando esta visita presidencial, reforçou a sua posição quanto ao papel que o sector privado tem vindo a desempenhar e que deverá continuar a desempenhar na responsabilidade pelo sector florestal, tão importante da vida sócio-económica do nosso país. A visita do Presidente da República à SONAE na Maia, terminou com uma visita às instalações fabris deste Polo.
  • Notícias

    Quinta-feira, 2 Março 2000
    Fábrica de Nettgau - alcançada fase final dos preparativos para a instalação
    A Glunz AG está a instalar uma nova unidade de produção moderna em Nettgau / Saxony-Anhalt, encontrando-se o projecto numa fase avançada de planeamento e preparação. Uma fábrica com três linhas de produção - para aglomerado de partículas, OSB e MDF - será construída numa zona industrial recente perto da cidade de Nettgau, situada na fronteira entre os estados federais da Baixa Saxónia e de Saxony-Anhalt. Na primeira fase de construção, com início no primeiro trimestre deste ano, serão instaladas as linhas de aglomerado de partículas e de OSB, seguidas de uma linha de MDF numa 2ª fase. Só para a primeira fase de construção, o investimento será de aproximadamente 400 milhões de marcos alemães. Nesta fase, a Glunz irá criar cerca de 400 postos de trabalho que aumentarão após a conclusão da segunda fase de construção. Para além disso, o projecto vai criar novos postos de trabalho indirectos, nomeadamente fornecedores, sobretudo nos sectores da madeira e dos transportes. Esta nova fábrica representa, para o estado de Saxony-Anhalt, um marco no processo de recuperação das deficiências da economia local, a qual ainda está a sofrer as consequências da desagregação dos regimes socialistas. A fábrica de Nettgau constitui, para a Glunz AG, o maior e mais importante investimento na história da empresa. No passado nunca foi possível planear e construir uma fábrica completamente nova. Estão, agora, reunidas as condições com a Sonae Indústria que conduzirão à permente modernização das instalações produtivas na Alemanha.
  • Notícias

    Sexta-feira, 25 Fevereiro 2000
    Aserraderos de Cuéllar, S.A.
    O aproveitamento integral da madeira tem sido um dos pontos fundamentais da filosofia empresarial da TAFISA, sendo esta posição confirmada mais uma vez com a construção de uma serração. O objectivo do projecto da Aserraderos de Cuéllar, S. A. é a construção de uma serração moderna, com tecnologia avançada já existente nas serrações da Europa e da América do Norte, a fim de aproveitar a madeira de pequeno diâmetro para a produção de madeira serrada, destinada essencialmente ao sector de produção de embalagens. Do ponto de vista operativo convém salientar que 50% da madeira que entra na serração é transformada em produtos derivados que serão usados como matéria-prima e combustível para o fabrico de aglomerado, a actividade principal da TAFISA. Esta serração foi planeada para o aproveitamento integral de madeira de pequeno diâmetro, até agora destinada ao fabrico de aglomerado de fibras e de partículas, acrescentando valor à madeira, trazendo benefícios sociais e económicos evidentes para a região Centro onde estará localizada a serração. A Aserraderos de Cuéllar, S. A. cortará madeira resinosa e terá uma capacidade de produção de 75.000 a 80.000 m3 de madeira serrada por ano. No futuro está também prevista a possibilidade de instalar uma segunda linha para troncos grossos destinados à obtenção de madeira de qualidade, e a processos de segunda transformação da madeira como secagem, limpeza, laminagem e acabamento.
  • Notícias

    Quinta-feira, 10 Fevereiro 2000
    CASCA - Em curso projecto de modernização
    Está em curso na CASCA em Oliveira do Hospital um projecto de modernização, nas vertentes matérias-primas, ambiente e produção, que vai permitir a esta unidade industrial colocar-se na vanguarda e ao mesmo nível de fábricas de elevada performance. A nível ambiental, em Janeiro, ficou operacional uma unidade de limpeza em que serão removidos todos os contaminantes que possam afectar a qualidade do aglomerado, nomeadamente papéis, plásticos e metais. Simultaneamente está a ser montado um electrofiltro que permitirá tratar 450000 Am3/h de emissões atmosféricas, garantindo o cumprimento dos standards europeus. A grande alteração ocorrerá ao nível da produção onde uma linha ContiRoll substituirá as actuais linhas multipiso. Esta linha tem 32m de comprimento, com possibilidade de alargamento, largura máxima de 2,85m e capacidade nominal de produção de 390000m3. Este projecto, de elevada complexidade e cuja construção se iniciou em Maio 99, está a ser levado a cabo com a fábrica em funcionamento. Dada a envergadura do trabalho envolvido e as implicações de segurança, foi criada uma "task force" específica. A previsão para a produção em contínuo aponta para o mês de Maio 2000, doze meses após a primeira fundação.
  • Notícias

    Sábado, 5 Fevereiro 2000
    Privatização da Gescartão
    No passado dia 3 de Fevereiro, foi aprovada, no Conselho de Ministros Português, a compra da papeleira lusa Gescartão por parte da SONAE Indústria e EUROPAC (Papeles y Cartones de Europa), integradas no consórcio IMOCAPITAL. A Sonae Indústria e Europac pagaram 9,8 milhões de contos (50 milhões de euros), um valor cinco vezes superior ao oferecido pela empresa sul-africana Mondi, por 65% da Gescartão. Com esta operação, a Europac passa a ocupar o segundo lugar do "ranking" de empresas do sector de papel e cartão ondulado da Península Ibérica. Os restantes 35 por cento da Gescartão permanecerão, pelo menos durante 3 anos, na Portucel.
  • Notícias

    Segunda-feira, 17 Janeiro 2000
    Sonae Tafibra UK
    Na tarde da segunda-feira, 17 de Janeiro, a fábrica Challenger em Knowsley, no Reino Unido, produziu as suas primeiras placas de aglomerado. A qualidade das primeiras placas é excelente e confirmou que a fábrica atingirá rapidamente a capacidade total de produção em todos os tipos de produtos. A produção de MFC em Knowsley já está em pleno funcionamento e prevê-se que as primeiras entregas a clientes sejam efectuadas dentro de poucos dias. Outros projectos interessantes para a fábrica Challenger durante os próximos 2 anos incluem um serviço de Corte à Medida, uma Terceira Linha de Produção de Melamina, Flooring Laminado e uma linha de produção contínua de MDF -estejam atentos a novas informações!