Logo Sonae Indústria
EN
procurar
LinkedIn

Apresentação

Fundada em 1959 como parte integrante do Grupo SONAE, a Sonae Indústria rapidamente se tornou num dos maiores produtores de painéis derivados de madeira. Situada no norte de Portugal, a empresa passou por um processo de expansão através da combinação de crescimento orgânico e aquisições, tendo-se tornado um dos líderes no sector com unidades industriais na Europa, América do Norte e África do Sul e com uma variedade de produtos para as indústrias de mobiliário, construção e decoração que pretendem melhorar a vida das pessoas.

Em maio de 2016, a Sonae Indústria concluiu uma parceria com a Arauco, uma empresa com sede no Chile, que é um dos maiores produtores mundiais de recursos florestais. Na sequência desta parceria estratégica, a Sonae Indústria detém uma participação de 50% na Sonae Arauco.

Para além disso, a Sonae Indústria mantém o controlo total do negócio de painéis derivados de madeira na América do Norte, através da Tafisa Canada, bem como do negócio de Laminados & Componentes e de diversos ativos imobiliários na Europa.

 

 

Os painéis derivados de madeira apresentam-se como forte alternativa ao uso de madeira maciça com a vantagem de permitir uma utilização mais eficaz e flexível das matérias-primas o que, em contraste com a utilização de madeira, possibilita a produção de painéis feitos por medida e adaptados às necessidades do cliente. Os painéis derivados de madeira estão cada vez mais a substituir a madeira sólida num variado número aplicações.
A nossa variedade habitual de produtos crus inclui PB (Particleboard), MDF (Medium Density Fibreboard) e OSB (Oriented Strand Board) que têm aplicação nas indústrias de mobiliário e construção. Para além disso, temos um leque variado de produtos de valor acrescentado, na sua maioria produtos revestidos a melamina, folheados, laminados e pavimentos destinados a soluções decorativas.

Parceria com a Arauco

A Sonae Arauco combina duas empresas sólidas, reputadas e com um longo historial no sector (Sonae Indústria e Arauco). A robustez de cada acionista vai ajudar a construir uma empresa mais forte que pretende ser uma referência na Europa e na África do Sul. Juntas, a Sonae Indústria e a Sonae Arauco têm uma capacidade de produção instalada de pouco mais de 5 milhões m3 com ativos de classe mundial e tecnologia de última geração.

 

 

América do Norte

A Sonae Indústria está presente na América do norte através da sua participada Tafisa Canada. A unidade industrial está localizada em Lac-Mégantic, na província do Québec, Canadá e é considerada a maior unidade industrial de produção de aglomerados de partículas e melamina na América do Norte e uma das maiores do mundo. Esta unidade industrial tem uma capacidade anual de produção de PB de 910.000m3, o que representa o equivalente à produção de 45.000 painéis por dia. O volume de negócios anual é de 300 milhões de dólares canadianos e a unidade dá emprego a uma equipa qualificada e dedicada de mais de 300 pessoas.

A Tafisa Canada é um reconhecido líder em termos de design, obtido através de um processo de desenvolvimento dinâmico, influenciado pelas tendências de mercado e adaptado ao gosto norte-americano. Os produtos são constantemente renovados, tal como evidenciado pelas 14 coleções de produtos lançadas desde 1992. A coleção “Viva” mais recente foi apresentada ao mercado americano em Atlanta, em Agosto de 2016.
Mais recentemente, no início de 2016, a empresa investiu numa nova linha de produção de painéis com capacidades decorativas Embossed In-Register (EIR) – uma estreia na indústria deste sector! A produção deste tipo de produtos teve início em junho de 2016.

Laminados & Componentes

O negócio de laminados da Sonae Indústria remonta a 1959, o ano da fundação da Sonae. A atividade industrial iniciou-se com a produção de laminados decorativos de alta pressão. Atualmente, a Sonae Indústria tem duas unidades de produção de laminados e componentes em Portugal.
Os laminados são concebidos especialmente para situações de utilização e impacto bastante exigentes, constituindo uma excelente alternativa à madeira sólida e às aplicações em pedra. O lançamento da coleção Innovus, em parceria com a Sonae Arauco, representa um conceito único constituído por um catálogo conjunto de propostas de decoração atualizadas que incluem produtos compactos, HPL, CPL e bancadas de trabalho.